Monumento a Humberto Delgado

IPA.00028905
Portugal, Leiria, Alcobaça, Cela
 
Arquitetura comemorativa, do séc. 20. Monumento comemorativo para homenagear a grande figura da oposição portuguesa, que ousou desafiar o regime ditatorial, quando se candidatou às pseudo-eleições livres para a Presidência da República de 1958, e donde resultou a sua morte.
Número IPA Antigo: PT031001060182
 
Registo visualizado 199 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Comemorativo  Monumento escultórico    

Descrição

Conjunto escultórico composto por dois núcleos com o principal a estar localizado numa cota superior sobranceiro ao aglomerado urbano e visível do segundo núcleo, sendo composto por oito gomos dispostos em torno de uma coluna alta, o núcleo mais pequeno é apenas composto por dois gomos e encontra-se numa praceta do aglomerado habitacional, com diversas inscrições incisas sobre o homenageado.

Acessos

Lugar de Cela Velha, na Praça General Humberto Delgado; Rua da Cabine. WGS84 (graus decimais) lat:39.551775 long: -9.053202

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Disposto em dois núcleos, um dentro da aldeia e outro sobranceiro a esta numa cota superior envolto em arvoredo diverso.

Descrição Complementar

Duas grandes placas em pedra, encontram-se a rodear o monumento com inscrições evocando e homenageando o General Humberto Delgado e alguns dos seus seguidores. INSCRIÇÕES: (placa deitada) - "ESTE MONUMENTO É A HOMENAGEM / DA POPULAÇÃO DA CELA-VELHA AO / GENERAL HUMBERTO DELGADO / E SIMBOLIZA O DESAGREGAR DO / BLOCO REPRESSIVO QUE OPRIMIU / O PAÍS DURANTE 48 ANOS / [RESULTADO DUM CONCURSO NACIONAL, FOI / CONCEBIDO PELO ARQUITECTO ARTUR ROCHA / E PELO ESCULTOR JOSÉ AURÉLIO E CONSTRUÍDO / POR TRABALHADORES DA REGIÃO, COM O APOIO DO ENGENHEIRO TÉCNICO MÁRIO ANJOS.] / FOI OFICIALMENTE INAUGURADO / EM 22 DE AGOSTO DE 1976./ A COMISSÃO / MANUEL MADEIRA NEVES / JOAQUIM CARVALHO VIEIRA / JOSÉ MADEIRA NEVES / JOSÉ CARVALHO VIEIRA / ARMANDO MARQUES SIMÕES / 25 DE ABRIL DE 1977"; placa erecta - "A COMISSÃO NACIONAL DA COMEMO- / RAÇÃO DAS ELEIÇÕES DE 1958, PRESIDIDA POR SUA EXCELÊNCIA / O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, / DR. JORGE SAMPAIO, EVOCA NESTE DIA A FIGURA DO GENERAL SEM MEDO, / QUE AFRONTOU A DITADURA / DO ESTADO NOVO. / EVOCA TAMBÉM A MEMÓRIA DE / JOAQUIM CARVALHO VIEIRA (1927-1997), / GRANDE AMIGO DO GENERAL E / PRINCIPAL PROMOTOR DESTE / MONUMENTO, EDIFICADO EM TERRENO / DOADO À JUNTA DE FREGUESIA / DA CELA POR MARIA MANUELA / LEONARDO E JOSÉ MADEIRA NEVES. / 11 DE JULHO DE 1993"

Utilização Inicial

Comemorativa: monumento escultórico

Utilização Actual

Comemorativa: monumento escultórico

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITETO: Artur Rocha (1976). ENGENHEIRO TÉCNICO: Mário Anjos (1976). ESCULTOR: José Aurélio (1976).

Cronologia

1976, 22 julho - o monumento é inaugurado com a presença do então Primeiro-Ministro, Mário Soares e muitos milhares de pessoas; executado conforme projeto de Artur Rocha, com a obra acompanhada por Mário Anjos e esculpido por José Aurélio; 1977 - colocação da placa evocativa a Humberto Delgado e ao monumento que lhe foi erigido; 1993 - placa comemorativa das eleições de 1958 e pelas quais perdeu a vida o General Humberto Delgado.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Cimento.

Bibliografia

http://cela-nova.blogs.sapo.pt/581.html [consulta em 19 de Janeiro de 2010]

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMAlcobaça: DGPU

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Inventário da CMAlcobaça n.º 06035.

Autor e Data

Alex Bernardo (CMAlcobaça) 2006 / Cecília Matias 2010

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login