Igreja de São Francisco

IPA.00002845
Portugal, Faro, Silves, União das freguesias de Alcantarilha e Pêra
 
Arquitectura religiosa, barroca. Igreja conventual de planta longitudinal de nave única com capelas laterais e capela-mor rectangular que segue a tipologia das igrejas seiscentistas do algarve. Cobertura da capela-mor em falsa abóbada de berço de madeira, pintada. Retábulo do estilo joanino, de planta côncava, com tribuna central aldeada por colunas salomónicas e mísulas com sanefas e drapeados. Remate em frontão interrompido, onde assentam pequenos anjos de vulto. Torre sineira assente sobre a sacristia.
Número IPA Antigo: PT050813040021
 
Registo visualizado 341 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Convento / Mosteiro  Mosteiro feminino  Ordem de Santa Clara - Clarissas Terceiras

Descrição

Planta longitudinal de nave única com capelas laterais, capela-mor rectangular. Sacristia anexa do lado poente com acesso do exterior sob a torre sineira. Fachada principal sem embasamento de pano único rasgada por um portal de molduras rectilíneas, encimado por um janelão e sobre este um frontão triangular. Na fachada lateral sul, de três panos, sobressai a torre de dois registos rematada por um cupulim. O INTERIOR é iluminado pelo janelão da fachada tem abóbada em canhão sobre a nave com dois tirantes de ferro sobre os eixos das capelas laterais. A capela-mor tem um retábulo de talha dourada de estrutura côncava, com tribuna central enquadrada por dois pares de colunas salomónicas, assentes em anjos atlantes, e duas mísulas, encimadas por sanefas. Ático constituído por fontões interrompidos, oinde surgem quatro anjos, dois deles ostentando cartelas com inscrições, e drapeados que deixam antever as insígneas da Ordem franciscana. A decoração dourada é constituída por acantos, enrolamentos, conchas, palmas e plumas. Na tribuna, um trono com baldaquino, encimado por tiara, onde se inscreve a imagem de Nossa Senhora do Amparo. Na base desta, o sacrário, inserto na estrutura retabular, ladeado por dois pequenos anjos e acantos. Nas paredes laterais, estão dois quadros de ambos os lados com cenas da vida de São Francisco. É coberta por uma abóbada em canhão revestida a madeira com uma pintura representando a Imaculada Conceição, rodeada por motivos fitomórficos pintados. A sacristia é coberta por uma abóbada em aresta.

Acessos

Pêra, Rua de São Francisco

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público, Portaria, n.º 668/2012, DR, n.º 218, 2.ª série, 12 novembro 2012 / ZEP, Portaria n.º 793/2022, DR, 2.ª série, n.º 220, de 15 novembro 2022

Enquadramento

Urbano, a igreja encontra-se na confluência de ruas estreitas ladeadas de construções modernas.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: mosteiro feminino

Utilização Actual

Religiosa: igreja

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Algarve)

Afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1683 - a freguesia de Pêra foi desanexada da de Alcantarilha pelo Bispo D. José de Meneses; séc. 17 / 18 - edificação do imóvel; séc. 18, 2.º quartel - execução do retábulo-mor; 1755, 01 Novembro - danificada pelo terramoto "... a cidade de Silves perdeu...hum Convento de Religiosas Terceiras de S. Francisco", segundo Moreira de Mendonça (MENDONÇA, 1758); 1990, julho - Despacho de Homologação como IM - Interesse Municipal; 2012, 14 de março - publicado no DR, nº 53, 2ª série, o Anúncio nº 5713/2012 de Projeto de Decisão relativo à classificação como MIP do imóvel.

Dados Técnicos

Materiais

Cantaria, alvenaria, madeira em caixilhos e portas, talha, telha.

Bibliografia

MENDONÇA, Joachim Joseph Moreira de, História Universal dos Terramotos, Lisboa, Officina de António Vicente da Silva, 1758; João Baptista da Silva LOPES, Corografia (...) do reino do Algarve, Lisboa, 1841; LAMEIRA, Francisco I.C., Itinerário do Barroco no Algarve, Faro, 1988; LAMEIRA, Francisco I.C., A Escultura Barroca Algarvia, [dissertação de Mestrado], Lisboa, 1989; LAMEIRA, Francisco I.C., Inventário Artístico do Algarve - a talha e a imaginária, Faro, 2000.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

DGEMN: 1964 - consolidação da talha do altar.

Observações

Autor e Data

João Neto 1991

Actualização

Paula Figueiredo 2001
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login