Igreja Paroquial de Maiorca / Igreja de São Salvador

IPA.00002806
Portugal, Coimbra, Figueira da Foz, Maiorca
 
Arquitectura religiosa, renascentista, neoclássica. Igreja paroquial de interior singelo, com nave ampla e capelas nos flancos, harmonia e proporções arquitectónicas características das igrejas renascentistas. A campanha de obras do séc. 19 conferiu-lhe o carácter neoclássico que hoje mostra.
Número IPA Antigo: PT020605070028
 
Registo visualizado 297 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal, regular, composta por nave, capela-mor, capelas laterais e compartimentos anexos. Exterior / interior não coincidentes, volumes articulados, cobertura diferenciada em telhados de 1 e 2 águas. Fachada principal simples, com portal e janelão de verga curva e cornija, frontão triangular e torre sineira à esquerda; acima da empena, ao centro, ergue-se pedestal com a data de 1825 na face principal. Interior espaçoso de nave única, iluminada por 3 janelas de cada lado, com 2 capelas nos flancos à maneira de cruzeiro e 4 nichos nas paredes laterais, com santos; pavimento e tectos em madeira. As capelas laterais possuem retábulos e pinturas nos tectos. A toda a volta da nave corre lambril de azulejos relevados a azul e branco. Capela-mor rectangular iluminada por janela de cada lado; cobertura abobadada; retábulo-mor de talha dourada e policromada com grande tela central representando o Salvador. Existência de órgão positivo no coro-alto.

Acessos

Maiorca

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, flanqueado a S. Harmonização com o meio envolvente constituído por casario baixo de 2 pisos. Implanta-se à entrada da povoação, poucos metros a S. da E. N. 111.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Coimbra)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 (conjectural) / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 16 - provável construção; 1825 - remodelação; 1901 - pintura da tela da tribuna por Luciano Freire; 2000, 16 outubro - Despacho de abertura do processo de classificação; 2009, 26 agosto - Despacho de encerramento do processo de classificação.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes, estrutura mista.

Materiais

Alvenaria de pedra, cantaria, madeira, azulejos, telha cerâmica.

Bibliografia

DIONÍSIO, Sant'Anna e outros, Guia de Portugal. Beira Litoral, vol. III, tomo I, Lisboa, 1944 (2.ª ed., Lisboa, 1984); CORREIA, Vergílio, GONÇALVES, A. Nogueira, Inventário Artístico de Portugal. Distrito de Coimbra, Lisboa, 1952; BORGES, Nelson Correia, Coimbra e Região, Lisboa, 1987.

Documentação Gráfica

CMFF: GTL de Maiorca

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DREMC; CMFF: GTL de Maiorca

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Francisco Jesus 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login