Núcleo urbano da vila das Velas

IPA.00027992
Portugal, Ilha de São Jorge (Açores), Velas, Velas (São Jorge)
 
Núcleo urbano sede municipal (região autónoma). Vila situada em costa marítima. Vila moderna de jurisdição régia (capitania-donataria).
Número IPA Antigo: PT071904050007
 
Registo visualizado 613 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto urbano  Aglomerado urbano  Vila  Vila moderna  Vila moderna  Régia

Descrição

Acessos

Ilha de São Jorge. ER1-2A

Protecção

Inclui Paços do Concelho de Velas

Enquadramento

Situado em costa marítima, na unidade de paisagem de Velas. Implanta-se na costa sudoeste da ilha de São Jorge, pertencente ao grupo central do arquipélago dos Açores. O núcleo urbano inicial estabeleceu-se numa área relativamente plana à cota altimétrica de 50 m, desenvolvendo-se radialmente junto à baía a NO. do morro Grande, e crescendo para o interior e ao longo da arriba. A paisagem envolvente é marcada por uma mancha florestal paralela à linha de costa e ao aglomerado urbano, e por parcelas agrícolas situadas junto à vila e aos eixos viários. O concelho da Calheta de São Jorge é composto por cinco freguesias: Calheta, Norte Pequeno, Ribeira Seca, Santo Antão, Topo, e limitado a O. pelo concelho de Velas.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Não aplicável

Afectação

Não aplicável

Época Construção

Séc. 15 / 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1439, 2 Julho - carta régia do infante D. Pedro, regente de D. Afonso V, referindo que o infante D. Henrique já mandara "lançar ovelhas" nas 7 ilhas dos Açores (o Corvo e as Flores foram reconhecidas só em 1452); 1460 - criação da vila de Velas e construção da primeira Igreja de São Jorge das Velas pelo Infante D. Henrique; séc. 17 - edificação do forte de Santa Cruz; 1757, 9 julho - terramoto em São Jorge, provocando grande número de mortes e danos materiais.

Dados Técnicos

Não aplicável

Materiais

Não aplicável

Bibliografia

AA.VV., Livro das paisagens dos Açores, Contributos para a identificação e caracterização das paisagens dos Açores, Ponta Delgada, Direção Regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos, 2005; ÁVILA, João Gabriel de, A Vila de Velas na história das suas ruas, Angra do Heroismo, Boletim histórico da ilha Terceira, 1989, pp. 7-250; FERNANDES, José Manuel, Cidades e Casas da Macaronésia, FAUP, Porto, 1996; IDEM, História ilustrada da arquitectura dos Açores, Instituto Açoriano de Cultura, Angra do Heroísmo, 2008; FRUTUOSO, Gaspar, Saudades da Terra, Instituto Cultural de Ponta Delgada, 1977-1987.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Anouk Costa 2011

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login