Núcleo urbano da cidade de Macedo de Cavaleiros

IPA.00027975
Portugal, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Macedo de Cavaleiros
 
Núcleo urbano sede municipal. Cidade situada em planalto. Povoação medieval de jurisdição senhorial.
Número IPA Antigo: PT010405200149
 
Registo visualizado 580 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto urbano  Aglomerado urbano  Cidade  Vila contemporânea    

Descrição

Acessos

EN102

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano / Rural, situado em planalto. Macedo de Cavaleiros implanta-se na subregião do Alto Trás-os-Montes, pertence à unidade de paisagem das Terras de Bragança e Macedo de Cavaleiros e está a 2 Km da Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo. Localiza-se na zona de transição entre a Terra Fria e a Terra Quente Transmontana, com características menos agrestes do que as de montanha e não atinge temperaturas tão elevadas como as da Terra Quente. A paisagem envolvente caracteriza-se por uma ocupação equilibrada onde a cultura agrícola se define por um mosaico diversificado. Na envolvente da cidade encontram-se espaços abertos, de cultura e pastagens, em parcelas que realçadas pelo cultivo de olival. Alguns cabeços mais acidentados e encostas declivosas são ocupadas por matas, e plantações de castanheiro, carvalho, pinheiro bravo e eucalipto. O município de Macedo de cavaleiros está dividido em 30 freguesias e é delimitado a N. pelo município de Vinhais, a NE. por Bragança, a E. por Vimioso, a S. por Mogadouro e Alfândega da Fé, a SO. por Vila Flor e a O. por Mirandela.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Não aplicável

Afectação

Não aplicável

Época Construção

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1258 - as inquirições referem uma povoação chamada Vilar de Masaedo; 1320 - a Terra de Lampaças tem 36 paróquias, entre elas a de Macedo de Cavaleiros; 1706 - S. Pedro de Macedo de Cavaleiros, reitoria da casa de Bragança, tem 60 vizinhos; 1758 - pertence à casa de Bragança e tem 150 vizinhos; 1853 - criação de Macedo Cavaleiros como julgado de concelho, suprimindo os concelhos de Chacim e Cortiços; 1863 - elevação da povoação de Macedo de Cavaleiros à categoria de vila; 1999, 13 Maio - elevação a cidade.

Dados Técnicos

Não aplicável

Materiais

Não aplicável

Bibliografia

AZEVEDO, Carlos Moreira, dir., História Religiosa de Portugal, Lisboa, Círculo de Leitores, 2000, volume 1, p.157; CAPELA, José Viriato, As freguesias do distrito de Bragança nas Memórias Paroquiais de 1758, Braga, 2007, p.419; COSTA, António Carvalho da, Corografia Portuguesa, Lisboa, 1706, tomo I, p.503.

Documentação Gráfica

DGOTDU: Arquivo Histórico (Anteplano de Urbanização de Macedo de Cavaleiros, Arq. Arménio Losa, 1952).

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

DGOTDU: Arquivo Histórico (Anteplano de Urbanização de Macedo de Cavaleiros, Arq. Arménio Losa, 1952).

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO.

Autor e Data

Rita Vale 2011

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login