Capela do Tesoureiro

IPA.00002794
Portugal, Coimbra, Coimbra, União das freguesias de Coimbra (Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e São Bartolomeu)
 
Capela de proporções equilibradas, destaca-se o altar-retábulo, repositório de estatuária renascentista. Pela elegância do lançamento das nervuras da abóbada, constitui importante exemplar daquele movimento artístico.
Número IPA Antigo: PT020603250022
 
Registo visualizado 256 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal. No interior as paredes sustentam 1 abóbada de caixotões. Na parede do fundo 1 retábulo. Sobre pedestais com 2 baixos-relevos dos Evangelistas, elevam-se 4 colunas com intercolúnios maiores preenchidos com a representação da Assunção da Virgem. Sobre as colunas 1 entablamento e no 2º registo 4 colunas sustentam entablamento rematado por frontão triangular e nos intercolúnios surge a representação da Coroação da Virgem.

Acessos

Museu Machado de Castro

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, integrada no pátio menor do Museu Machado de Castro (v. PT02060325013).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

João de Ruão (séc. 16 retábulo)

Cronologia

1560, antes - iniciou-se a construção da Igreja de São Domingos (v. PT020603170009) da qual fazia parte a Capela do Tesoureiro; 1940 - a demolição de um edifício para a abertura da rua João de Ruão, provoca o abatimento da abóbada da capela do tesoureiro que lhe estava adossada. Nesta altura o edifício era propriedade de Joaquim Simões Dias, e encontrava-se arrendado à firma Francisco de Oliveira Lda (Oliveiras de Águeda), que aqui mantinha a funcionar uma garagem de camionagem, oficinas ligeiras e escritórios da empresa; 1964, 7 Janeiro - ofício da Junta da Educação - Direcção do Ensino Superior e Belas Artes, autoriza a demolição da Capela do Tesoureiro e sua reconstrução, integrada na igreja a construir pelo Arcebispado de Coimbra, em Montes Claros, no sitio do antigo matadouro municipal*1; 1964, Outubro - demolição da capela do tesoureiro sendo as suas pedras transportadas para sitio do antigo matadouro municipal de Montes Claros; 1965, 3 Setembro - data do plano de reconstrução da capela no Museu Machado de Castro, executado pela DREMC; 1966, 13 Fevereiro - através de ofício, o Director do Museu Machado de Castro manifesta estar de acordo com o projecto de reconstrução da capela do tesoureiro no Museu; 1966, 18 Maio - início das obras de reconstrução da capela do tesoureiro no Museu Machado de Castro; 1967, Maio - finaliza-se a reconstrução da Capela do Tesoureiro no Museu Machado de Castro.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Pedra Calcária

Bibliografia

SOUSA, Frei Luís de, História de S. Domingos, I Parte, Lisboa, 1767; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/69811/ [consultado em 16 agosto 2016].

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DREMC

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DREMC

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DREMC

Intervenção Realizada

Observações

*1 Este terreno tinha sido cedido por escritura pública, à Diocese pela Câmara Municipal, para ali construir uma igreja em substituição da capela demolida no antigo bairro de D. Manuel de Bastos Pina. Com a demolição da Capela do Tesoureiro, pensou-se fazer a sua reconstrução nestes terrenos pretendendo a diocese que nela se viesse a exercer o culto. A reconstrução nunca se concretizou, devido à falta de condições que ela viria a apresentar, uma vez que o proprietário se comprometeu a deixá-la apenas, tal como estava na altura da sua remoção do local original, o que não permitiria a prática do culto no seu interior, como pretendia a diocese

Autor e Data

Horácio Bonifácio 1991 / Margarida Silva 2007

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login