Castro de Santa Eulália / Povoado fortificado de Santa Eulália / Povoado fortificado de Santa Olaia

IPA.00002792
Portugal, Coimbra, Figueira da Foz, Ferreira-a-Nova
 
Aglomerado proto-urbano. Povoado da Idade do Ferro com anterior ocupação do sítio no Neolítico e posterior ocupação romana e medieval. Povoado fortificado / castro cujas estruturas aproveitam ao máximo as características naturais do terreno.
Número IPA Antigo: PT020605160005
 
Registo visualizado 1008 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto urbano  Aglomerado urbano  Povoado  Povoado da Época do Ferro  Povoado fortificado  

Descrição

O Outeiro de Santa Eulália tem uma configuração elipsoidal com o eixo maior orientado aproximadamente de O. / NO. a E. / SE. O comprimento máximo é de 160 m. e a largura máxima de 35 m.. Neste espaço foram identificados em sobreposição 6 povoamentos: um do Neolítico, três da Época do Ferro, um Romano e um medieval. Os mais importantes vestígios datam da Idade do Ferro, tendo sido identificadas várias casas, muitos objectos de cerâmica e de ferro.

Acessos

Junto à Est. de Geria a Buarcos, a 3 Km. para E. de Maiorca, num extremo da Qtª. da Foja, perto das pontes de Maiorca.

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n 39 175, DG, 1ª série, nº 77 de 17 abril 1953 / ZEP, Portaria, DG, 2ª série, nº 35 de 11 fevereiro 1954

Enquadramento

Rural, num outeiro cercada a N., O. e S. pelos campos do Mondego. a 1 Km. para S. fica o Rio e a 1,5 Km. para O. o canal da Foja.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Afectação

Época Construção

Idade do Ferro

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável

Cronologia

Neolítico - vestígios de povoamento da última fase do Neolítico; Idade do Ferro - estrutiração faseada do povoado; séc. 02 / 03 d.c. - ocupação do povoado; Época Medieval - ocupação documentada pelo aparecimento de moedas de Afonso VI de Leão e Castela; 1166 - D. Nicolau de Santa Maria refere a doação do Castelo de Santa Olaia por D. Afonso Henriques ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

ROCHA, A. dos Santos, Memórias e Explorações Arqueológicas, vol. II, Acta Universitatis Conimbrisensis, Coimbra, 1971; Materias para a História da Figueira nos Séculos XVII e XVIII, 1893; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/74140 [consultado em 23 agosto 2016].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

João Cravo, Horácio Bonifácio 1992

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login