Casa dos Lopes Quaresma e Capela de Santa Rita

IPA.00002786
Portugal, Coimbra, Lousã, União das freguesias de Lousã e Vilarinho
 
Casa nobre setecentista com capela.
Número IPA Antigo: PT020607050004
 
Registo visualizado 429 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  apela / Ermida  

Descrição

Casa com capela dormando dois retângulos em L, prolongando-se num terceiro braço para norte, a que se adossa a capela, com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas. As fachadas evoluem em dois pisos demarcados por friso, flanqueadas por cunhais apilastrados e rematadas em platibanda, tudo em arenito vermelho. A fachada principal é rasgada por quatra janelas jacentes que flanqueiam portal ladeado por duas colunas que sustentam frontão interrompido; no superior, janelas, a central de peitoril e as demais de sacada. INTERIOR marcado por escadaria de madeira, que conduz diretamente ao piso superior, onde se abrem várias salas cobertas de tectos de madeira. No primeiro piso abrem-se quatro salas. CAPELA de planta retangular composta por nave e capela-mor. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por socos, flanqueadas por cunhais apilastrados, firmados por pináculos e rematadas em frisos e cornijas. Fachada principal virada a ocidente, rematada em frontão contracurvo com cruz latina no remate e contendo a pedra de armas da família Lopes Quaresma, com elmo e paquife, assente numa cartela de conchas e enrolamentos vegetais. É rasgada por portal em arco abatido e moldura recortada, rematada em frontão interrompido, flanqueado por dois óculos quadrilobulados. Tem acesso por escadaria constituída por sete degraus com pequeno patamar, dispostos em semicírculo. INTERIOR com coberturas de madeira pintadas com temas hagiográficos, destacndo-se o da capela-mor, com a Coroação da Virgem flanqueada por dois Santos e Anjos; no corpo da capela, a Virgem com o Menino aparecendo a Santo António e também dois bustos de Evangelistas. No pavimento da sacristia há uma campa com a datação de 1762.

Acessos

Vilarinho, Lugar de Fiscal, EN 342 e EM 1 238

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 34 452, DG, 1ª série, n.º 59 de 20 março 1945 (capela) / IM - Interesse Municipal, Decreto nº 129/77, DR, 1ª série, n.º 226 de 29 setembro 1977 (casa)

Enquadramento

Urbano, a meia encosta do monte onde se insere a povoação, destacado da rua por muro, que circunscreve pequeno pátio e jardim. Enconrtra-se rodeado por construções sem elementos de interesse patrimonial.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 18 - início da construção da casa que deve ter sido levada a cabo pelo Dr. António Lopes de Vasconcelos, casado com D. Maria Isabel de Carvalho; séc. 18, 2.ª metade - construção da capela, talvez encomendada por José António Quaresma, Monteiro-mor e Juiz dos Orfãos da Vila da Lousã, casado com D. Faustina Barreto e Vasconcelos; feitura da talha da capela; 1762 - data da sepultura que se encontra na sacristia; 1944 - capela e a casa anexa pertencem a Adelaide Correa Faria; 1979 - adquirida por Silvério Augusto de Alpoim de Sousa Mendes, permanecendo na actualidade na posse dos herdeiros; pedida comparticipação à DGEMN para possíveis obras de consolidação e restauro.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Pedra, alvenaria de pedra, arenito vermelho (pedra vermelha de Alveite), madeira, ferro, telha, vidro.

Bibliografia

ARANHA, P. W. de Brito, Memórias Histórico Estatísticas de algumas Villas e Povoações de Portugal, 1871; DIAS, Pedro, Arte e Paisagem na região de Turismo do Centro, Coimbra, R.T.C., 1984; DIAS, Pedro, REBELO, Fernando, Lousã a Terra e suas gentes, Lousã, 1985; GONÇALVES, A. Nogueira, Casas Nobres do Séc. XVIII, Lousã, 1950; GONÇALVES, Nogueira, A., CORREIA, Virgílio, Inventário Artístico de Portugal, Lisboa, 1953; LEMOS, Álvaro Viana, A Lousã e o seu Concelho, Lousã, 1950; MASCARENHAS, Carlos de S. B. P., José Amaud Almeida, Serra da Louza e a sua descendência, Coimbra, 1927; MEXIA, Fernando C. P. de C. de Magaihães, Vila da Louza, Lousã, 1938; SAMPAIO, A. P. Fodaz de, Uma Viagem à Serra da Louza, Lousã, 1938; IDEM, Memórias do Bussaco, seguidas de uma viagem à Serra da Louza, Porto, 1864; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/73723 [consultado em 14 outubro 2016].

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 1946 - Substituição dos pavimentos; 1977 - conservação de telhados e interiores da casa.

Observações

*1 - Na sacristia existe uma escultura de calcário policromado de Santa Mártir do século XV.

Autor e Data

Margarida Alçada 1984 / João Cravo 1994 / Maria Bonina / Fernando Grilo 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login