Edifício na Praça da Liberdade, n.º 133 a 139 / Edifício da Caixa Geral de Depósitos, CGD, na Praça da Liberdade

IPA.00027738
Portugal, Porto, Porto, União das freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória
 
Arquitectura financeira, do inicio do séc. 20. Edifício de banco, de planta rectangular simples, desenvolvida em cinco pisos superiores ao solo e um inferior, sendo o ultimo piso recuado. Fachadas em cantaria de granito lavrado, com excepção do último piso que se apresenta revestido por placas de ardósia. Possui remate em friso, cornija e platibanda plena, encimada por pináculos em forma de urna.
Número IPA Antigo: PT011312120500
 
Registo visualizado 631 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Serviços  Banco    

Descrição

Edifício de planta rectangular, de disposição horizontal, desenvolvida em cinco pisos superiores ao solo, e um inferior. Volume simples com cobertura em telhado de três águas, apresentando junto do alçado S. a elevação de um volume circular, com cobertura de três águas. Fachadas em cantaria de granito lavrado, com excepção do último piso, este recuado e circundado por terraço, apresenta-se revestido por placas de ardósia. Fachada principal orientada a O., rasgada ao nível do piso térreo por amplos vãos em arco abatido, engradados, sendo o vão principal, localizado ao centro, de verga recta, enquadrado por par de colunas dóricas. Restantes pisos rasgados simetricamente por igual número de janelas de sacada protegidas por grades de ferro ou pontualmente por varandas balaustradas. Ao nível do segundo piso todas as janelas são encimadas alternadamente por frontões interrompidos ou curvos. Ao nível do terceiro piso apresenta três frontões triangulares e as restantes janelas são coroadas por cornijas. Esta composição repete-se no quarto piso, com a diferença de que os frontões são curvos e duas janelas apresentam varanda. Rematam esta fachada friso, cornija e entablamento coroado por vasos em forma de urna. Ao centro, no entablamento, apresenta frontão entrecortado com tímpano preenchido por motivos decorativos florais, envolvendo cartela central com as iniciais "BNU", coroada por esfera armilar. Ladeiam este frontão, dois frontões triangulares de menores dimensões, com cartela lisa ao centro. Piso superior, em forma de mansarda, ligeiramente recuado, rasgado por dez vãos de verga recta, envolvidos por moldura saliente de granito, rematadas por cornija curva. Alçado lateral S. rasgado simetricamente por igual número de vãos em ambos os pisos, repetindo-se o mesmo programa decorativo do alçado principal. Alçados N. e O., adossados.

Acessos

Praça da Liberdade, nº 131 a 142. WGS83: lat. 41º08'46.87"N., 8º36'39.41"O.

Protecção

Incluído na Zona Especial de Proteção do Conjunto da Praça da Liberdade, Avenida dos Aliados e Praça do General Humberto Delgado (v. PT011312120287)

Enquadramento

Urbano, adossado, implantado na principal praça da cidade, em integração harmoniosa com o edificado envolvente. Apresenta em frente do alçado principal, ao centro da praça, a Estátua Equestre de D. Pedro IV (v. PT011312140053). Junto do alçado S. ergue-se a Igreja dos Congregado (v. PT011312120178), que outrora pertenceu à Congregação de São Filipe de Nery.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Serviços: banco

Utilização Actual

Serviços: banco

Propriedade

Privada: pessoa colectiva

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

MESTRE DE OBRAS: Delfim Ramos de Castro; ARQUITETO (remodelação): Veloso Reis; ENGENHEIRO (remodelação): J. Espregueira Mendes.

Cronologia

Séc. XVII / XIX - Pertenceu o espaço onde foi construído o edifício à Congregação de São Filipe de Nery, que aí tinha o seu templo*1 e convento; 1834 - com extinção das ordens religiosas, o convento foi vendido com a sacristia e torre a um particular; 1836 - A Irmandade solicita à Rainha D. Maria II a entrega do templo; 12 de Janeiro - o templo foi entregue por despacho real à Irmandade; 1836, 29 de Outubro - Portaria para a demolição do adro; 1842 - demolição da Torre; 1864, 16 de Maio - um grupo de capitalistas, entre eles, Francisco de Oliveira Chamiço, fundam o Banco Nacional Ultramarino; 1875 - foi o Banco reconhecido oficialmente; 20 (inicio) - construção do edifício; 1930, 30 de Novembro - pedido de licença à Câmara Municipal para pintar de castanho janelas e grades dos varandins.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Alvenatia de granito, ferro, vidro, madeira, ardósia, telha, mármore, mosaico.

Bibliografia

Documentação Gráfica

CMP: AH

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

CMP: AH

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO. *1 - A Igreja dos Congregados (v. PT011312120178) é o que resta do convento dos padres da Congregação de S. Filipe de Nery.

Autor e Data

Ana Filipe 2009

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login