Edifício da Avenida dos Aliados, n.º 211 / Edifício Axa

IPA.00027732
Portugal, Porto, Porto, União das freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória
 
Arquitectura civil e financeira, do séc. 20.
Número IPA Antigo: PT011312120497
 
Registo visualizado 361 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Serviços  Edifício de escritórios    

Descrição

Acessos

Santo Ildefonso, Avenida dos Aliados, n.º 211

Protecção

Incluído na Zona Especial de Proteção do Conjunto da Praça da Liberdade, Avenida dos Aliados e Praça do General Humberto Delgado (v. PT011312120287)

Enquadramento

Urbano, adossado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Serviços: seguradora

Utilização Actual

Cultural e recreativa: edifício multiusos

Propriedade

Privada: Pessoa colectiva

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: Júlio José de Brito (1950, cerca).

Cronologia

1950, década - Construção do edifício, com projeto do arquiteto Júlio José de Brito (1896 - 1965), para albergar a sede da Companhia de Seguros Garantia; 2013, abril - o edifício é convertido num centro cultural *1, na sequência da assinatura de protocolo entre a seguradora Axa e a Câmara Municipal do Porto; 2015, setembro - transferência do Balleteatro para o Coliseu do Porto, onde passará a ser a companhia residente, prevendo-se a adaptação do edifício a hotel; 28 novembro - festa de despedida do Balleteatro no edifício.

Dados Técnicos

Sistema estrutural misto.

Materiais

Bibliografia

CARVALHO, Patrícia - «O edifício Axa vai deixar de receber cultura mas isso não tem de ser mau». In Público Porto. 30 setembro 2015, p. 16; «Despedida dourada e sorridente do Axa». In Jornal de Notícias. 29 novembro 2015; http://www.publico.pt/local/noticia/porto-ganha-um-condominio-de-cultura-nos-sete-pisos-do-edificio-axa-1589924, 9 de abril 2013.

Documentação Gráfica

CMP: AH

Documentação Fotográfica

SIPA

Documentação Administrativa

CMP: HA

Intervenção Realizada

2013 - Inicio das obras de renovação, conservação e beneficiação.

Observações

EM ESTUDO. *1 - O edifício passará a acolher um bar, uma livraria, sala de conferências e apresentações, concertos e projeções de vídeo, exposições, festivais e formação cultural, distribuídos nos sete pisos com cinquenta salas, resultado de um projeto de partilha que envolve os principais agentes culturais da cidade, como a empresa municipal Porto Lazer, a Fundação de Serralves, a Academia Contemporânea de Espetáculos, a Companhia Belleteatro e a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. Além de parcerias institucionais, o espaço vai dar a conhecer o trabalho de jovens criadores e curadores. Este novo equipamento cultural resulta de um investimento de 20% da autarquia e 80% financiado pelos fundos europeus do Programa Operacional Temático Valorização do Território e "alavancados por investimentos de parceiros privados".

Autor e Data

Ana Filipe 2009

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login