Casa da Comenda / Casa do Alardo / Casa da Cerca

IPA.00002753
Portugal, Castelo Branco, Fundão, Castelo Novo
 
Arquitectura administrativa, manuelina e maneirista. Casa de planta rectangular, de pedra com aparelho isódomo, evoluindo em três e dois pisos, vencendo o desnível do terreno. Fachadas rasgadas por vãos de perfil rectilíneo, com molduras de cantaria.
Número IPA Antigo: PT020504130025
 
Registo visualizado 384 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa de função  Casa do comendador  Ordem Militar de Nosso Senhor Jesus Cristo

Descrição

Planta rectangular, simples, regular, existindo coincidência entre o interior e o exterior. Massa simples de disposição horizontal. Não possui cobertura exterior. Pedra com aparelho isódomo na totalidade das fachadas. Fachada principal orientada com três pisos sem elementos definidores, rasgada por uma porta e janela rústica no inferior. O andar intermédio possui duas janelas com parapeito saliente em cornija, duas de sacada em pedra granítica, uma delas em volta perfeita. O piso superior é ragado por uma janela e duas janelos. Vãos com lintéis rectos, com moldura em meia-cana e ombreiras da porta em pedra granítica. Fachada SE. de dois pisos sem elementos definidores, com uma janela de sacada no primeiro andar e uma de peitoril no superior. Vãos com lintéis rectos, tendo moldura em meia-cana na janela de sacada, nos peitoris e ombreiras, evoluindo em rampa no segundo andar. Remate da cobertura com os planos verticais em beiral. Articulação interior / exterior de nível apenas na fachada E.. INTERIOR com espaços diferenciados.

Acessos

Rua do Castelo Velho e Rua do Alardo. WGS84 (graus decimais) lat.: 40,077673, long.: -7,496331

Protecção

Incluído na Zona de Proteção da Lagareta (v. PT020504130022)

Enquadramento

Urbano, isolada, no cimo da povoação próximo do local onde se pressupõe que existia o Castelo Velho. Pontua o início da Quinta do Alardo que se estende para O. ao longo da encosta da Serra da Gardunha. Próximo localiza-se a Lagariça.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa do comendador

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 - referido, como existindo no seu interior, vãos e nichos quinhentistas; supõe-se que tenham existido intervenções nessa época, embora se desconheça se foram pontuais ou construída uma nova casa; séc. 19 - com a extinção das Ordens Religiosas, é adquirida pelos actuais proprietários.

Dados Técnicos

Estrutura mista e paredes autoportantes.

Materiais

Pedra granítica e madeira, ferro forjado, telha de meia-cana.

Bibliografia

NEVES (Mapone), Manuel Poças das, Castelo Novo - Estudos para uma monografia, Fundão, 1975; GOMES, Rita Costa, Castelo da Raia - I Beira, Lisboa, 1996; NEVES, Vítor Manuel Leal Pereira, As Aldeias de Monsanto, Idanha-a-Velha e Castelo Novo, Lisboa, 1996; Plano de Pormenor e Salvaguarda de Castelo Novo, Relatório da caracterização do edificado, Fundão.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMF

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN: DSID; CMF

Documentação Administrativa

CMF

Intervenção Realizada

Observações

*1 - referido no levantamento efectuado para o Plano de Pormenor e Salvaguarda de Castelo Novo que, os tectos em madeira do piso nobre são pintados com motivos decorativos e encontram-se em avançado estado de degradação. *2 - não foi possível entrar uma vez que se encontra em completa ruína.

Autor e Data

Filomena Bandeira 1997 / Luís Castro 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login