Igreja do Convento de Nossa Senhora da Orada / Convento da Orada / Fundação para a Salvaguarda e Reabilitação do Património Arquitetónico

IPA.00002729
Portugal, Évora, Reguengos de Monsaraz, Monsaraz
 
Arquitectura religiosa, barroca. Igreja sem paralelismo, de aspecto simuladamente monumental, mas muito sóbrio, articulando os elementos estruturais da sua fundação com os remates ornamentais respeitantes à fase de conclusão. Falta-lhe o piso sineiro da torre que foi composta após o terramoto com o actual frontão.
Número IPA Antigo: PT040711030019
 
Registo visualizado 632 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Convento / Mosteiro  Convento masculino  Ordem dos Eremitas Descalços de Santo Agostinho - Grilos

Descrição

Edifício de planta rectangular, centralizada, composto pela articulação de nave e ábside de plantas rectangulares, sendo a largura da ábside menor e no espaço excedente encaixando as sacristias. Coberturas diferenciadas, de telhados de 2 águas. A fachada principal é composta pela articulação horizontal da frontaria da nave com a da torre sineira, adossada a S., e vertical de 3 registos: no 1º, rasgam-se os 3 vãos do endonártex, portal de arco de volta perfeita ladeado de 2 janelões rectangulares e ainda o janelão rectangular do piso térreo da torre sineira; no 2º, 3 janelões rectangulares do coro-alto da nave e 1 do piso supremo da torre; no 3º frontão de volutas, emoldurando painel apilastrado aberto com nicho de frontão triangular. As fachadas laterais são rasgadas 3 por frestas amplas e rectangulares, a fachada S. realizando ainda a projecção do paramento correspondente da torre sineira. A fachada testeira embebe-se nos edifícios conventuais. Pelo interior, o edifício define-se pela articulação vertical de dois pisos, o coro-alto a carregar sobre o nártex. Tem coberturas diferenciadas, em abóbadas de berço.

Acessos

Telheiro, Rua Nova, a E. da povoação, a c. 250m após a rotunda

Protecção

Categoria: MIM - Monumento de Interesse Municipal, Aviso n.º 2026/2016, DR, 2.ª série, n.º 34, de 18 fevereiro 2016

Enquadramento

Rural / urbano, destacado, em planície, no descanso derradeiro da banda oriental da escarpa de Monsaraz, isolada mas próxima da Ermida de Santa Catarina (071103008)

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: convento masculino

Utilização Actual

Política e administrativa: sede de fundação

Propriedade

Privada: fundação

Afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1700 - fundação do templo cuja construção ficou inacabada; 1741 - conclusão das obras; 1755 - afectado pelo terramoto tendo perdido os remates da frontaria; 1986, janeiro - Despacho de homologação da classificação do edifício como Imóvel de Interesse Público; 1988, 11 novembro - escritura do Convento da Orada - Fundação para a Salvaguarda e Reabilitação do Património Arquitectónico; 1988, 10 de Dezembro - publicado em Diário da República, 3ª série, a cópia da escritura da Fundação Convento da Orada.

Dados Técnicos

Estrutura autónoma

Materiais

Alvenaria, silharia granítica, cantaria de mármore

Bibliografia

ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal- Distrito de Évora, Lisboa, 1978.

Documentação Gráfica

DGEMN: DSID

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

DGEMN: DSID, DSARH; Cartório Notarial de Mourão, Livro de Notas para escrituras diversas nº 1 - A, F. 3 - 4v; Conservatória do Registo Predial de Reguengos de Monsaraz, Artigos 254, 256, 257 e 259, Secção E.

Intervenção Realizada

DGEMN:1986 - Obras de recuperação; Fundação Convento da Orada: restauros e melhoramentos

Observações

Autor e Data

Manuel Branco / Castro Nunes 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login