Casa da Praça em Góis

IPA.00002717
Portugal, Coimbra, Góis, Góis
 
Casa unifamiliar barroca, de dois pisos. De salientar a regularidade da fachada principal aliada a um notável trabalho em ferro forjado presente nas guardas das janelas de sacada do 2º piso.
Número IPA Antigo: PT020606040007
 
Registo visualizado 104 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Casa abastada  

Descrição

Planta simples, regular, longitudinal, de massa simples e disposição horizontal. Cobertura homogénea em telhado de 2 águas. A fachada principal, a O., de pano único limitado por pilastras nos cunhais abre-se para a Praça da Républica, apresentando embasamento em pedra que procura vencer o desnível do terreno, onde se insere um banco no mesmo material. Esta fachada é composta por dois registos marcados pela linha de implantação das portas e da fenestração: o 1º tem 5 portas de verga recta e emolduradas em pedra e o 2º 5 janelas de sacada, de verga recta e duplo batente, com varandins em ferro forjado. Remate em platibanda onde assenta o telhado com beiral saliente. A fachada continua, frente para pequena ruela, sem designação própria. Nesta face rasgam-se mais duas portas, de perfil desigual, com verga recta, e 2 janelas, também de implantação desigual, de guilhotina. O interior do 1º piso encontra-se adaptado a agência bancária, o 2º permanece de habitação *1.

Acessos

Praça da Républica

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, situado na praça principal da vila, em terreno desnivelado, em harmonia com a envolvência, adossado a outros edifícios.

Descrição Complementar

Passadiço: espaço entre as duas casas, actualmente fechado, que terá sido espaço de ligação.

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 17 - Construção do edifício de um só piso, sendo desta data o tecto actualmente existente; séc. 19 - ampliação e criação de um segundo piso, tendo sido o tecto deslocado para o espaço onde se encontra actualmente; 1862 - a casda foi adquirida à família Barreto por josé Fernandes Antunes de Carvalho; Séc. 20, década de 90 - a casa, propriedade da Arq. Margarida Coelho, foi vendida ao Sr. João Coelho.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Alvenaria, pedra, madeira, ferro, vidro, telhas.

Bibliografia

NEVES, J. Afonso Baeta, Notícia Histórica e topográfica da vila de Goes e seu termo, Lisboa, 1897; RAMOS, Mário, Arquivo Histórico de Góis, Dir., CMG, Góis, 1999.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Piso térreo - Obras de adequação à utilização como dependência bancária, divisão de espaço internos.

Observações

Autor e Data

Maria Bonina / Fernando Grilo 1996

Actualização

Cecília Matias 2005
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login