Capela de São Fagundo / Capela dos Mouros

IPA.00002694
Portugal, Bragança, Mogadouro, Urrós
 
Capela medieval de planta poligonal composta por nave e capela-mor mais baixa e estreita. Fachada principal com portal de volta perfeita e arco triunfal em arco apontado. Encontra-se quase completamente arruinada, relacionada com um culto actualmente pouco comum, mas que pode corroborar a hipótese de uma construção medieval, pois tratava-se de um santo devocionado nesse período artístico. Mantém parte da fachada principal e do arco triunfal, com perfis distintos, em volta perfeita e apontado, respectivamente, denotando uma construção de transição do românico para o gótico.
Número IPA Antigo: PT010408210016
 
Registo visualizado 232 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta poligonal irregular, composta por dois corpos justapostos, de volumes articulados. Do imóvel pouco resta, só podendo ser observada a fachada principal em cantaria aprente com aparelho isódomo, e o arco cruzeiro. Fachada principal virada a O. com portal de volta perfeita, delineado por uma fiada de aduelas de formato regular e dimensões similares, sem interrupção de impostas, que se prolonga verticalmente e constitui os seus pés-direitos. Possui o intradorso saliente do pano murário em que se inscreve. Exibe, ainda, uma camada pictórica. Das fachadas laterais restam pequenos muros. Arco triunfal de perfil quebrado, delineado por uma fiada de aduelas uniformes e de idêntico tamanho, mas interrompida por impostas lisas salientes, definindo os seus pés-direitos. Possui igualmente um intradorso saliente em todos o seu perímetro, dentro da própria estrutura do arco. Na zona da primitiva nave, subsistem sarcófagos antropomórficos e pedras aparelhadas soltas.

Acessos

EN 221, a 14 km. de Mogadouro, vira-se para Urrós; a uma distância de cerca de 1 Km., a SE. do centro da povoação, segue-se por um caminho de terra batida e em más condições

Protecção

Em vias de classificação (Homologado como IM - Interesse Municipal, Despacho de 03 agosto 1990 do Secretário de Estado da Cultura)

Enquadramento

Rural, integrado na planície, isolado num lugar ermo. Está envolvido por vegetação e campos de cultivo, divididos por muros de pedra de xisto.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Época medieval

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Época medieval - construção do imóvel *1; séc. 20, inícios - referência de um sítio denominado São Facundo, a quinhentos metros a N. de Urrós, já no termo da povoação, onde existiam dois arcos, um de perfil quebrado e outro de volta perfeita, tratando-se das ruínas de uma capela que ali houve dedicada a esse santo ( abade de Baçal, vol. IX, p. 694 ); 1988, Maio - a Junta de Freguesia de Urrós apresenta a Câmara Municipal de Mogadouro um pedido de classificação do templo, já em ruínas; 1988, Novembro - o parecer do IPPC assinala a necessidade de recuperar a capela e o tratamento da envolvente paisagística; 1989, Setembro - na informação do IPPC, aconselha-se uma limpeza da vegetação em simultâneo com a consolidação das estruturas existentes; 1990, Novembro - determinação da classificação do imóvel como valor concelhio; 1994 - ainda mantinha parte da cobertura, a duas águas, se bem que arruinada.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Granito em aparelho isódomo.

Bibliografia

ALVES, FRancisco Manuel, Memória arqueológico-históricas do distrito de Bragança, vol. IX, Bragança, 1982; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/3950118 [consultado em 11 janeiro 2017].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

Observações

*1 - além do arco de perfil quebrado, outro elemento aponta para esta datação: a descoberta de vários fragmentos cerâmicos medievais encontrados nos terrenos que circundam a capela.

Autor e Data

Ernesto Jana 1994 / Marisa Costa 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login