Edifício na Rua Tenente Valadim, n.º 14 / Residencial Santos

IPA.00026886
Portugal, Guarda, Guarda, Guarda
 
Casa abastada seiscentista, de planta rectangular e evoluindo em três pisos, com a fachada principal rasgada regularmente por vãos rectilíneos.
Número IPA Antigo: PT020907420326
 
Registo visualizado 297 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Casa abastada  

Descrição

Edifício de planta rectangular simples, de volume único, com cobertura homogénea em telhado de duas águas. Fachadas em cantaria de granito aparente, com aparelho isódomo, possuindo os cunhais em alvenaria do mesmo material, rematada por cornija e beirada simples. Fachada principal virada a E., evoluindo em três pisos, com os vãos rasgados de forma simétrica, rectilíneos e dintelados, protegidos por vidros duplos em caixilharia de alumínio lacado, em guilhotina; no piso inferior, possui porta, ladeada por quatro janelas de cada lado, surgindo, nos pisos imediatos, nove janelas de peitoril, em cada. Fachada lateral esquerda adossada a edifício habitacional, sendo a oposta cega e rematada em empena, parcialmente adossada ao pano de muralha. INTERIOR composto por pequeno vestíbulo, com pavimento em lajeado de granito e tecto plano, rebocado e pintado, que leva a um corredor e, no lado direito, ao elevador e escadas de acesso aos pisos superiores, que ligam, por corredores, a quartos unilaterais, virados para o exterior; no lado interior vários recantos, aproveitando vãos e nichos formados pela muralha do castelo, integrada na estrutura.

Acessos

Rua Tenente Valadim, n.º 14

Protecção

Incluído na Zona de Protecção do Castelo da Guarda (v. PT020907420003)

Enquadramento

Urbano, adossado à muralhas do Castelo da Guarda, que constituem a fachada posterior do edifício e a uma das torres que a constituem, virado à via pública, em zona de declive relativamente suave, de que se separa por pequeno logradouro, protegido por murete de cantaria de granito, encimado por grades metálicas, pintadas de preto, com acesso central, através de três degraus de cantaria; a via pública é pavimentada a calçada de cubos de granito.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Comercial e turística: residencial

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 17 - provável construção do imóvel; séc. 20, década de 90 - transformação do imóvel em hotel.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura, modinaturas, cornijas, pavimentos, paredes interiores em cantaria de granito; pavimentos interiores em soalho flutuante; escadas de madeira, com guarda metálica; janelas com vidro duplo; caixilharias de alumínio.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Paula Figueiredo 2008

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login