Capela de São Pedro

IPA.00026873
Portugal, Guarda, Guarda, Guarda
 
Arquitectura religiosa, oitocentista. Capela de planta longitudinal composta por nave, capela-mor mais estreita, com sacristia e campanário adossados, iluminada interiormente de forma unilateral, pela janela em capialço que se rasga na fachada lateral esquerda. Fachada principal em empena, com os vãos rasgados em eixo, composto por portal em arco abatido, encimado por fresta. Fachadas flanqueadas por cunhais apilastrados e rematadas em cornija e beirada simples, a lateral esquerda rasgada por porta travessa rectilínea. Campanário de dois registos, o superior com sineira em arco de volta perfeita, rematado por cornija contracurva e pináculo no vértice.
Número IPA Antigo: PT020907420315
 
Registo visualizado 362 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Capela de planta longitudinal composta por nave, capela-mor mais estreita e com sacristia e campanário adossadaos à fachada lateral esquerda, de volumes escalonados e de disposição horizontal, com coberturas diferenciadas a duas águas na nave e capela-mor e a uma na sacristia. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento de cantaria, flanqueadas por cunhais apilastrados, firmados por pináculos piramidais, e rematadas por cornija e beirada simples. Fachada principal virada a N., em empena, com cruz latina no vértice, assente sobre plinto galbado e ornado por elementos volutados, rasgada por portal em arco abatido e moldura de cantaria, encimada por friso, pequeno filete em toro e pináculos de bola, sobrepujada por pequena fresta. Fachada lateral esquerda virada a E., rasgada, no corpo da nave, por porta travessa de verga recta e moldura de cantaria e por janela em capialço; no corpo da sacristia, possui duas pequenas janelas em capialço. O campanário em cantaria aparente, de aparelho isódomo, divide-se em dois registos, por friso, o inferior cego e o superior com sineira em arco de volta perfeita, assente em impostas salientes, e rematado por cornija contracurva, encimada por pináculo de bola. Fachada lateral direita, virada a O. cega. Fachada posterior em empena cega com cruz no vértice no corpo da nave, surgindo, no da sacristia, em meia-empena, porta de verga recta e moldura simples e janela em capialço. INTERIOR não observado.

Acessos

Rua do Cativo; Rua Serpa Pinto

Protecção

Incluído na Zona de Protecção do Castelo da Guarda (v. PT020907420003)

Enquadramento

Urbano, isolado, implantado num amplo largo disposto em declive e pavimentado a calçada de cubos de granito, servindo de elemento separador de duas vias de sentido único. Separa-se das vias por estreito passeio público pavimentado a calçada à portuguesa e, junto à fachada principal, possui dois canteiros com arbustos. A fachada posterior confina com escadaria, que permite a ligação entre as duas vias e vencer o forte declive do terreno. O largo encontra-se rodeado de casas no lado E. e, no oposto, possui um amplo muro de suporte de terras, com visibilidade sobre a Rua Alves Roçadas e sobre o jardim que se implanta na mesma (v. PT020907420327).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese da Guarda)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1758 - não surge referida nas Memórias Paroquiais, revelando uma construção posterior; séc. 19 - provável construção da capela, sobre uma estrutura pré-existente.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria de granito, rebocada e pintada; embasamento, cunhais, cornijas, campanário e modinaturas em cantaria de granito; porta de madeira; janelas com vidro simples; cobertura com telha.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: séc. 20, final - tratamento de rebocos e pinturas; arranjo das coberturas.

Observações

Autor e Data

Paula Figueiredo 2008 / 2009

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login