Igreja Paroquial de Bornes / Igreja de Santa Marta

IPA.00002687
Portugal, Bragança, Macedo de Cavaleiros, União das freguesias de Bornes e Burga
 
Arquitectura religiosa, renascentista e barroca. Igreja paroquial de planta longitudinal e frontaria em empena truncada por campanário axial. No interior retábulo do lado do Evangelho em estilo barroco nacional, do lado da Epístola em estilo rocaille e altares laterais em estilo neoclássicos. Capela-mor com retábulo-mor em estilo barroco nacional, com alguns elementos ainda maneiristas e tecto em caixotões de madeira pintados. Destaque para os elementos renascentistas presentes nos vãos e na frontaria, para o magnífico retábulo-mor e o tecto, em caixotões pintados, da capela-mor e ainda para o retábulo lateral N., em talha nacional, e para as duas pequenas figuras em madeira de Nossa Senhora e de Santa Marta.
Número IPA Antigo: PT010405050007
 
Registo visualizado 240 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Igreja de planta longitudinal, composta por nave, capela-mor, sacristia, adossada a N., e capela a S., tudo rectangular. Volumes escalonados, tendo a igreja um telhado único de 2 águas, a sacristia de 1 e a capela de 3 águas. Fachada principal em cantaria, orientada a O., terminada numa empena truncada por campanário axial de duas ventanas de arco pleno e rematado por entablamento e frontão triangular. O frontão é vazado por um nicho de arco pleno e coroado por uma cruz sobre pedestal, ao centro, e por dois pináculos laterais. No friso do entablamento encontram-se insculpidas figuras de anjos. Portal axial de arco pleno sobre pilastras, sobrepujado por um óculo circular fechado por uma gelosia em forma de suástica. Alçados laterais em alvenaria rebocada, com molduras dos vãos e os cunhais em cantaria, e portas de arco pleno assente em pilastras, colocadas simetricamente. Fachada S. com um postigo e uma janela, na nave e uma janela na capela-mor. Fachada E. da capela com uma janela. Fachada posterior rematada por empena. Interior de uma só nave, tendo no lado do Evangelho púlpito sobre mísula, com acesso por escada lateral, e retábulo em talha dourada. No lado da Epístola arco pleno de cantaria sobre pilastras dá acesso a uma pequena capela, tendo no interior pequeno retábulo, em talha dourada, objecto de restauro recente, com colunas salomónicas suportando um entablamento. Ainda no lado do Evangelho, um altar com retábulo em madeira dourada e pintada, decorado com conchas e volutas. Arco triunfal pleno, assente em pilastras, sobrepujado por pintura representando o Juízo Final e ladeado por altares com retábulos em madeira pintada. Tecto de madeira pintada, em falsa abóbada abatida, tendo ao centro representações da Anunciação, da Ressurreição de Lázaro, da Ascensão e de Nossa Senhora de Fátima, e junto ao arco triunfal a representação da Crucificação. Capela-mor com retábulo em talha dourada decorada com elementos fitomórficos e vinícolas, com trono central suportando a figura do orago, ladeado por pinturas sobre tábuas, representando São Pedro e São Paulo, emolduradas por colunas pseudo-salomónicas que suportam um entablamento. Paredes com lambril de azulejos policromos, tecto com 35 caixotões de madeira, representando figuras de Santos; pavimento em lajeado de granito.

Acessos

A partir de Macedo de Cavaleiros, pela EN 102, em direcção a Moncorvo, até Bornes

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolado. Situa-se no centro da aldeia, rodeada por um adro limitado por um muro em alvenaria.

Descrição Complementar

Sobre o cunhal SE. da capela encontra-se inscrita a data de 1697, provavelmente a data de construção. Sobre o cunhal N. da capela-mor encontra-se a inscrição "AFITELES". O acesso ao campanário faz-se por dois lanços de escada perpendiculares colocados no interior da igreja, adossados à parede S. e à fachada principal. O retábulo do lado do Evangelho tem colunas pseudo-salomónicas sustentando arcos plenos, decorados por elementos vitícolas, volutas e putti.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Bragança - Miranda)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 (conjectural) / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 - construção; 1697 - construção da capela lateral; 1706 - segundo o Padre Carvalho da Costa é reitoria do padroado da Diocese de Miranda e Comenda de Cristo; a povoação tem 170 vizinhos; séc. 20, meados - pintura do tecto da nave; 2003, 15 maio - despacho de abertura do processo de classificação pelo Presidente do IPPAR; 2009, 23 outubro - caduca o processo de classificação conforme o Artigo n.º 78 do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, n.º 206.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Paredes em alvenaria rebocada; frontaria, vãos e cunhais em cantaria de granito; cobertura em telha, pavimentos em madeira e granito, retábulos e tectos em madeira; azulejos.

Bibliografia

COSTA, António Carvalho da (Padre), Corografia Portugueza..., Lisboa, Valentim da Costa Deslandes, 1706, tomo I.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1990, década - obras de recuperação, com limpeza das cantarias com métodos abrasivos e restaurados os rebocos.

Observações

Autor e Data

Paulo Amaral e Miguel Rodrigues 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login