Capela do Senhor dos Milagres

IPA.00002671
Portugal, Coimbra, Tábua, Tábua
 
Capela barroca do tipo centralizado. Portais e altares de talha barroca.
Número IPA Antigo: PT020616140006
 
Registo visualizado 472 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta composta hexagonal, centralizada, com dois corpos: um octogonal correspondente ao corpo da capela e um outro retangular, onde está situada a capela - mor e a sacristia. Volumes articulados dispostos horizontalmente, cobertos com telhado de oito águas no corpo da igreja, e de quatro águas na capela-mor e sacristia. A fachada principal a N. apresenta embasamento em pedra, desenvolvendo-se em 8 panos divididos por oito pilastras nos cunhais. No corpo central rasgam-se três portas, uma axial e duas nas faces médias. O portal axial é franqueado por pilastras, com entablamento de mísulas simuladas, encimado por um óculo quadrilobado inserto a meio do frontão interrompido, que é ladeado por conchas. Aletas que suportam vieira central completam o arranjo decorativo deste portal. Os laterais são mais simples, apresentam verga reta emoldurada em pedra com pedra de centro decorada, abrindo-se acima da arquitrave frontão curvo interrompido acima do qual se abrem óculos quadrilobolados simples protegidos por pequena cornija quebrada. A fachada é rematada por cornija saliente na qual assenta o beiral do telhado. Sobre cada uma das pilastras de pedra que marcam os cunhais surgem coroamentos em urna prismática e fogacho ou gota. O alçado E. apresenta bem nítido o escalonamento entre a nave octogonal e a capela-mor. Composta por um pano único definem-se duas janelas emolduradas em pedra com verga e peitoril semicurvos. Abaixo, janela retangular horizontal e a meio das duas janelas já citadas abre-se um pequeno óculo. No alçado 0. de igual desenvolvimento, rasgam-se somente duas janelas e uma porta em plano inferior. Na testeira levanta-se uma pequena torre sineira decorada. No interior da igreja, de espacialidade unificada, a iluminação decorre unicamente da capela-mor e das portas que se abrem na estrutura murária. Arco triunfal a pleno centro marca a passagem do octógono para a capela-mor, sendo franqueado por duas capelas limitadas por pilastras e arco a pleno centro escavadas na espessura do muro de cinta. Do lado da Epístola pintura representando "A última Ceia", no lado do Evangelho talvez "A Deposição". De realçar a caixa dos púlpitos, decorada com grinaldas, assentes em mísula de enrolamento. Na capela -mor retábulo de talha joanino com duas imagens de boa qualidade; "Piedade" e "São José e o Menino". A capela-mor tem abóbada de tijolo decorada com pintura; do centro pende largo florão com remate decorativo.

Acessos

Tábua, Bairro dos Milagres, Largo Senhor dos Milagres

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 40 684, DG, 1ª série, n.º 146 de 13 julho 1956

Enquadramento

Urbano, isolado em destaque num vasto terreiro, frente à Igreja Matriz.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Coimbra)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 18 (meados) - Construção.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes, estrutura autónoma

Materiais

Pedra, alvenaria, madeira, ferro, vidro, telhas.

Bibliografia

GONÇALVES, Nogueira, A., CORREIA, Virgílio, Inventário Artístico de Portugal, Lisboa, 1953; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/73249 [consultado em 23 agosto 2016].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

DREMC - colocação de porta e vitrais; 1971 - Consolidação da abóbada; Câmara Municipal de Tábua e Fábrica da Igreja: 1990 (década) - obras de recuperação

Observações

Possui imagem de Nossa Senhora da Piedade delicadamente talhada.

Autor e Data

Margarida Alçada 1984 / João Cravo 1994 / Maria Bonina / Fernando Grilo 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login