Edifício na Avenida Dr. Lourenço Peixinho e Rua Engenheiro Oudinot

IPA.00026581
Portugal, Aveiro, Aveiro, União das freguesias de Glória e Vera Cruz
 
Casa residencial unifamiliar e comercial, eclética, com apontamentos neoclássicos, Arte Nova e Deco, que lhe conferem equilibrio formal e coerência estrutural. É de planta em L, de 2 pisos, implantado de gaveto, apresenta grandes proporções, sobressaindo no conjunto das edificações que o rodeiam. O torreão circular que se eleva no gaveto rasgando a cobertura de 2 águas confere-lhe um cariz clássico. Fachadas divididas em 5 panos marcados por pilastras em cantaria. Todos os vãos apresentam modinaturas em cantaria de diferente estilo. No piso térreo funcionam serviços diversos e o segundo é de habitação; no 1º piso os vãos são irregulares formando montras que evidenciam a existência de comércio e no 2º rasgam-se janelas de peitoril, possuindo uma de sacada, com guarda em ferro no pano que forma o gaveto e outra também de sacada no pano voltado à Avenida Dr. Lourenço Peixinho.
Número IPA Antigo: PT020105120104
 
Registo visualizado 491 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Casa residencial e comercial  

Descrição

Planta em L, de 2 pisos, de volume horizontalizante, cortado pelo torreão de planta circular que se eleva no ângulo do gaveto atribuindo-lhe alguma verticalidade. Fachadas rebocadas e pintadas de branco com embasamento em cantaria e remate em platibanda, que no pano central do gaveto é em balaustrada; Coberturas diferenciadas em telhados de 2 águas nos dois corpos que ladeiam o torreão coberto por cúpula com lanternim. O 1º piso, ocupado por estabelecimento comercial, é rasgado por uma sucessão de vãos de moldura rectangular em granito de junta fendida e rematados por pequenos frontões curvos, decorados com motivos fitomórficos; este ritmo é quebrado na Av. Dr. Lourenço Peixinho onde se abre porta rectangular com bandeira; a fachada voltada à R. Engº Oudinot distingue-se pelos vãos em verga curva, à excepção de 2 que apresentam molduras iguais às anteriormente descritas. O 2º piso, zona residencial, voltado à avenida é rasgado por vãos colocados a eixo dos do piso inferior, que se intercalam entre janelas de peitoril e varandas de sacada, umas à face e outras com balcão assente em mísulas, com guardas de gradeamento em ferro forjado de desenho geométrico com apontamentos fitomórficos; a fachada voltada à rua Oudinot apresenta todos os vãos de peitoril. Remates em platibanda assente sobre friso, rasgada pelas pilastra que ultrapassam a sua linha, e em beiral. Fachada posterior com varanda coberta por telhado sustentado por colunelos assentes sobre estereóbato; guarda-corpo decorado com motivos geométricos.

Acessos

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 154 a 156, Rua Engenheiro. Oudinot, n.º 7 a 11

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público, Portaria n.º 182/2013, DR, 2.ª série, n.º 67, de 05 abril 2013

Enquadramento

Urbano, destacado, formando frente de rua com a Av. Dr. Lourenço Peixinho e a R. Engº. Oudinot, formando gaveto e rodeado de edifícios de grande interesse arquitectónico e patrimonial e adossado à direita ao edifício nº 150, 152 (v. PT020105120134). Integrado numa das principais artérias da cidade, que faz a ligação à Estação da C.P. (v. PT020105120102). Tem nas imediações o conjunto da Casa do Seixal e Capela da Madre de Deus (v. PT020105120015) e a Igreja do Convento do Carmo (v. PT020105120006).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa residencial e comercial

Utilização Actual

Residencial: casa residencial e comercial

Propriedade

Privada: Pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITETO: Jaime Inácio dos Santos

Cronologia

1923 - data do projecto de construção do edifício; 2008, 18 fevereiro - Despacho de abertura da Subdirectora do IGESPAR; 2009, 22 julho - proposta da DRCCentro para a classifcação como IIP e fixação de ZEP; 2010, 8 julho - nova proposta de ZEP; 2012, 31 outubro - publicado em D.R., 2ª série, nº 211, o anúncio 13640/2012 com o projecto de decisão relativo à classificação como Monumento de Interesse Público (MIP).

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Estrutura em alvenaria; revestimento em reboco, cantaria e azulejo, ferro nas guardas das sacadas; vãos com madeira e vidro; cantarias, pilastras em cantaria.

Bibliografia

Documentação Gráfica

MC: DRCC, IGESPAR; CMA: AHMA

Documentação Fotográfica

MC: DRCC, IGESPAR; IHRU: SIPA; CMA

Documentação Administrativa

MC: DRCC, IGESPAR; CMA: AHMA

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Cecília Matias 2009

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login