Moinho das Doze Pedras, na Quinta do Canal

IPA.00002644
Portugal, Coimbra, Figueira da Foz, Alqueidão
 
Moinho de maré oitocentista, de planta retangular e volumetria horizontal, desenvolvido em dois pisos separados por sobrado. Moinho de maré com moendas e engenhos, armazém de grão ou farinha.
Número IPA Antigo: PT020605020019
 
Registo visualizado 773 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Extração, produção e transformação  Moagem    

Descrição

Planta retangular com volumetria simples disposta horizontalmente. Cobertura inexistente, devido à sua ruína. Fachada principal orientada SE., de remate angular, sem embasamento e com dois registos, apresentando no primeiro porta de jambas rectas e no segundo uma janela rectangular. A fachada NO. é igual à anterior. O alçado SO., voltado ao rio, tem dois pisos, sendo o térreo composto pelas arcadas apontadas das comportas, e o superior rasgado por seis janelas equidistantes, chanfradas para o interior. O alçado NE. apresenta um só registo, com cinco janelas, as três centrais entaipadas. Interior nivelado, de espaço único, iluminado por treze janelas de recorte rectangular, encontrando-se três vãos entaipados. Sem cobertura, apresenta sinais da localização dos engenhos, sendo espacialmente dividido em dois andares, separados por sobrado.

Acessos

Alqueidão, EN 109, Quinta do Canal

Protecção

Categoria: MIM - Monumento de Interesse Municipal / ZEP, Edital n.º 465/2017, DR, 2.ª série, n.º 125 de 30 junho 2017

Enquadramento

Rural, à beira do rio Pranto, incluído na grande unidade agrícola conhecida como Quinta do Canal.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Extração, produção e transformação: moagem

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1778 - Construído nesta data, integrado na Quinta do Canal: pertencia à Companhia de Jesus; 1983 - abertura do processo de classificação no IPPC; 1990, 2 de fevereiro - parecer do Conselho Consultivo do IPPC a propor a classificação como IIP; 28 de março - despacho de concordância do Presidente do IPPC; 2009, 23 de outubro - procedimento caducado nos termos do artigo 78.º do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, n.º 206; 2016, 23 maio - determinada a abertura do procedimento de classificação do edifício, em reunião de Câmara; 17 agosto - publicação do edital de abertura de procedimento, em Edital n.º 755/2016, Dr, 2.ª série, n.º 157.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes, estrutura autónoma.

Materiais

Estrutura de pedra.

Bibliografia

MENDONÇA, António Eduardo, PEREIRA, Isabel Sousa, Moinho das Doze Pedras, Lavos, Figueira da Foz, Coimbra, 1987 (Seminário de Musealização de Sítios, IPPC, Centro de Formação e Estudos, Departamento de Etnologia); http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/15937187 [consultado em 18 agosto 2016].

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Câmara Municipal, escolas secundárias: 1986 - trabalhos de limpeza e desobstrução dos entulhos que ocupavam os pavimentos, desentupimento das condutas de água, limpeza de pavimentos e paredes.

Observações

*1 - Existe uma proposta museográfica apresentada, em 1987, no âmbito de um seminário promovido pelo IPPC, onde se propõe englobar a área envolvente do moinho, integrando a quinta, as salinas e as tradicionais construções de madeira para o armazenamento do sal. Conta-se igualmente colocar em funcionamento dois engenhos. No edifício documentar-se-ia, por desenhos e fotos, o processo tecnológico de construção e funcionamento do imóvel e do fabrico da farinha; também se poderia documentar o embarque e transporte da farinha nos barcos de fabrico artesanal (A. E. MENDONÇA, I. S. PEREIRA, 1987)

Autor e Data

Maria João Grilo / Fernando Grilo 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login