Igreja de Pó / Igreja de Santa Catarina

IPA.00026311
Portugal, Leiria, Bombarral, Pó
 
Arquitectura religiosa, seiscentista e do séc. 21. Capela.
Número IPA Antigo: PT031005050059
 
Registo visualizado 147 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

INTERIOR: púlpito na parede do lado da Epístola assente em mísulacom base em pedra e guarda plena em madeira policromada com alguns motivos pintados.

Acessos

Largo da Igreja; Rua Mateus dos Santos; Rua da Junqueira

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, destacado. Implanta-se no centro da localidade em platafroma que se eleva acima da via pública do lado da fachada principa. Fachada posterior rodeada por armazéns de abastecimento de combustível. Fachada lateral direita com casa paroquial, de construção recente, deplanat em L, formando um pequeno largo na continuidade do adro com pavimento em calçada à portuguesa delimitado por muro e com espaços ajardinados. Escadaria de um lanço dá acesso, do lado da fachada principal, ao adro; lateralmente o acesso é efectuado por rampa.

Descrição Complementar

INSCRIÇÔES: EXTERIOR: 1. Inscrição comemorativa do centenário da igreja gravada numa lápide colocada na parede lateral esquerda. Calcário. A altura a que se encontra dificulta a obtenção de medidas. Tipo de letra: capital do século XXI. Leitura modernizada: COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO DA IGREJA DE SANTA CATARINA PRESIDIDA POR DOM MANUEL CLEMENTE BISPO AUXILIAR DO PATRIARCADO PÓ, 5-10-2005; 2. Inscrição comemorativa de obras de conservação e arranjos na igreja gravada numa lápide colocada na parede lateral esquerda. Calcário. A altura a que se encontra dificulta a obtenção de medidas. Tipo de letra: capital do século XXI. Leitura modernizada: OBRA DE CONSERVAÇÃO E ARRANJOS EXTERIORES DA IGREJA SUBSIDIADA PELO PROGRAMA DE APOIO TRABALHOS DE NATUREZA SIMPLES INAUGURADA POR SUA EXCELÊNCIA O GOVERNADOR CIVIL DE LEIRIA DOUTOR JOSÉ ANTÓNIO LEITÃO DA SILVA, PÓ, 5-10-2005; 3. Inscrição comemorativa da oferta do relógio da igreja e da computarização dos sinos, gravada numa lápide colocada na parede lateral esquerda. Calcário. A altura a que se encontra dificulta a obtenção de medidas. Tipo de letra: capital do século XXI. Leitura modernizada: RELÓGIO DA IGREJA OFERECIDO PELA COMISSÃO DE FESTAS NO ANO DE 1978 COMPUTARIZAÇÃO DOS SINOS SUBSIDIADO PELA JUNTA DE FREGUESIA, PÓ, 5-10-2005. 4. Inscrição comemorativa da construção da igreja gravada numa lápide que compõe o frontal da porta, enquadrada lateralmente por duas volutas, por três flores e inferiormente por um sinal de fim de texto. Sulcos das letras preenchidos com betume negro. A altura a que se encontra dificulta a obtenção de medidas. Calcário.Tipo de letra: capital quadrada. Leitura modernizada: ESTA CAPELA É PROPRIEDADE DO POVO DO PÓ FOI CONSTRUÍDA POR INICIATIVA DO EXCELENTISSIMO SENHOR MANUEL MARQUES DO DITO LUGAR DANDO PARA ESTA OBRA TODO O TERRENO EM QUE SE ACHA CONSTRUÍDA, ASSIM COMO: UM IMPORTANTE DONATIVO PECUNIÁRIO; SENDO O RESTO DA CONSTRUÇÃO FEITO A EXPENSSAS DO DITO POVO DO PÓ 3 DO 10-1903. INTERIOR. 1: Inscrição funerária gravada numa lápide num campo epigráfico rebaixado, sob uma pedra de armas gravada em relevo, num campo igualmente rebaixado, envolvida por moldura dupla. Actualmente encontra-se inserida na parede do lado da Epístola (*1). Foi restaurada no topo inferior esquerdo com pedra de qualidade diferente da original. Dimensões: totais: 174x81,5x1,5; campo heráldico: 96x62,5; campo epigráfico: 46,5x61,5; moldura: 9,5. Tipo de letra: capital quadrada, excepto "q" minúsculo.. Leitura modernizada: SEPULTURA DE PANTALEÃO DE SÁ DE MELO E DE SEUS HERDEIROS QUE SE FEZ A 25 DE AGOSTO DE 1712.

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Lisboa)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 17 / 21

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 17 - construção do edifício; séc. 21 - obras de ampliação, restauro e remodelação.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

GUEDES, José B., Patriarcado de Lisboa, Comissão de Arte Sacra, Inventário Artístico, s.l., 1972; SEQUEIRA, Gustavo de Matos, Inventário Artístico de Portugal, Distrito de Leiria, Lisboa, 1955.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO. *1- Em 1972 José Benard Guedes refere que o púlpito assentava numa pedra "provavelmente de sepultura com brasão trabalhado em relevo de que se vê apenas a parte do elmo e coroa" alertando para a possibilidade do resto da mesma se encontrar embutido na parede.

Autor e Data

Cecília Matias e Filipa Avellar 2007

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login