Casa onde Nasceu o Padre Manuel da Nóbrega

IPA.00025970
Portugal, Vila Real, Alijó, Sanfins do Douro
 
Arquitectura residencial.
Número IPA Antigo: PT011701120117
 
Registo visualizado 1149 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta em L, com fachadas de dois pisos.

Acessos

Rua Padre Manuel Nóbrega, n.º 9 a 11

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, na proximidade da Igreja Paroquial.

Descrição Complementar

Portal ameado com três lápides de mármore inscritas; na primeira surge CASA ONDE NASCEU em 18-X-1517 Pe. MANUEL DA NOBREGA 1º Estadista luso-brasileiro símbolo imorredouro do génio missionário hisiada. Na segunda surge ESTIVERAM NESTA CASA NO DIA 8 DE AGOSTO DE 1959 OS LEAIS E DIGNOS PORTUGUESES, SENHORES ARTUR DA COSTA, HERCULANO FERREIRA LEITE E ANTÓNIO VENTURA, RESPECTIVAMENTE, PRESIDENTE, VICE-PRESIDENTE, VICE-PRESIDENTE E DIRECTOR BENEFICIENTE DO CENTRO DO DOURO DE S. PAULO; QUE NUM GESTO DE NOBRE SINGELESA QUE TRNSCENDE MUITO O VALOR MATERIAL DA OFERTA - VIERAM ENTREGAR O BUSTO EM BRONZE DO PADRE MANUEL DA NÓBREGA, FUNDADOR DE S. PAULO À SUA TERRA NATAL SANFINS DO DOURO. A terceira lápide tem a inscrição ESTEVE NESTA CASA NO DIA 7 DE JULHO DE 1957 O ERUDITO HISTORIADOR DR. TITO LÍVIO FERREIRA DEFENSOR ACÉRRIMO DA NOBRE CAUSA DO PADRE MANUEL DA NÓBREGA. Uma outra lápide, em bronze, tem a inscrição NA COMPANHIA DOS SENHORES CÉSAR MOREIRA BATISTA DIRECTOR DO S.N.I. E COMENDADOR BRENHA DA FONTOURA, ESTEVE, NESTA CASA, NO DIA 18 DE SETEMBRO DE 1960, O SENHOR DR. NEGRÃO DE LIMA, 1º EMBAIXADOR DA COMUNIDADE LUSO-BRASILEIRA. Na proximidade da casa existe monumento dedicado ao Padre Manuel da Nóbrega, composto por plinto, de forma prismática invertida, assente em soco quadrangular, encimado por base, também quadrangular, sustentando cabeça em bronze. Na face frontal, o plinto tem placa em bronze, gravada com cruz, figura de padre e inscrição: PADRE MANOEL DA NÓBREGA FUNDADOR DA CIDADE DE SÃO PAULO 1554 1954; HOMENAGEM DA CAMPANHA PADRE MANUEL DA NÓBREGA A SUA TERRA NATAL. INICIATIVA DE: PROF. DR. TITO LÍVIO FERREIRA DR. JOSÉ DE MELO PIMENTA DR. JOSÉ AUGUSTO DA SILVA RIBEIRO HOMENAGEM: MÁRIO GIL GOMES COMISSÃO EXECUTIVA: COM. ABÍLIO BRENHA DA FONTOURA COM. HORÁCIO DE MELLO AFONSO ALBERTO SALGADO ARÍSTEDES ARRUDA CAMARGO ERNESTO CABRAL COM. JOAQUIM MONTEIRO AMÉRICO MARQUES DA COSTA. DETALHE DO MONUMENTO AO PE. MANOEL DA NÓBREGA - ESCULTOR - CAETANO FRACCAROLI SÃO PAULO - BRASIL. Esta lápide é encimada pela inscrição em bronze relevada PADRE MANUEL DA NÓBREGA, e inferiormente tem uma outra: FOI O FUNDADOR DE S. PAULO E O PRIMEIRA ESTADISTA LUSO-BRASILEIRO, SÍMBOLO IMORTAL DO GÉNIO MISSIONÁRIO LUSÍADA. Na face lateral direita do monumento tem a inscrição NASCEU EM SANFINS DO DOURO A 18 DE OUTUBRO DE 1517. FALECEU NO RIO DE JANEIRO A 18 DE OUTUBRO DE 1570. Na face lateral esquerda tem inscrita DERA AO BRASIL, PROVÍNCIA ULTRAMARINA DE PORTUGAL, O MELHOR DA SUA VIDA, DA SUA ALMA E DO SEU TALENTO. Na base do monumento, sobre o soco, surge uma outra lápide de bronze com a inscrição: HOMENAGEM A PADRE MANUEL DA NÓBREGA NA COMEMORAÇÃO DO 4º CENTENÁRIO DO SEU FALECIMENTO NESTA HOMENAGEM COMUNGOU O GOVERNO DA NAÇÃO, TENDO-SE DESLOCADO A ESTA LOCALIDADE E ATÉ JUNTO DESTE MONUMENTO, A FIGURA VENERANDA DO CHEFE DE ESTADO, SENHOR ALMIRANTE THOMAZ. 1517 - 1570 AOS 12 X1970

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Afectação

Época Construção

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1517, 18 Outubro - nascimento do Padre Manuel da Nóbrega em Sanfins do Douro, filho do desembargador Baltazar de Nóbrega e sobrinho de Chanceler-Mor do Reino; frequentou durante 4 anos a Universidade de Salamanca e depois transferiu-se para a de Coimbra, onde se licenciou em direito canónico; 1544 - ingressa na Companhia de Jesus e torna-se pregador; posteriormente chefiou a primeira missão de Jesuítas no Brasil, partindo na armada de Tomé de Sousa; 1549, 29 Março - chega à Baía; notabilizou-se por ter fundado a cidade brasileira de São Paulo e pelos seus escritos como missionário Jesuíta no Brasil; ali fundou ainda s colégios da Baía, São Paulo e do Rio de Janeiro; 1570, 18 Outubro - falecimento do padre missionário no Rio de Janeiro; 1956, 14 Julho - visita Sanfins do Douro o Comendador Abílio Brenha de Fontoura, realizando-se no salão nobre da antiga residência paroquial uma sessão solene de homenagem ao visitante ilustre; seguiu-se uma visita ao local onde foi erigido o monumento de homenagem ao Padre Nóbrega e à casa onde ele nasceu; 3 Novembro - inauguração da placa de bronze de homenagem ao padre Manuel da Nóbrega, da autoria do escultor brasileiro Caetano Fraccaroli, constituindo um detalhe do grande monumento a levantar em São Paulo, com inscrições da autoria do Dr. Tito Lívio Ferreira; 1957, 7 Julho - visita Sanfins e a casa onde nasceu Manuel da Nóbrega o Dr. Tito Lívio Ferreira, historiador e professor catedrático da Universidade Pontifica de São Paulo; 1959, 8 Agosto - cerimónia de inauguração do busto de Manuel da Nóbrega sobre o monumento já existente, estando presente o coronel Pinto Sequeira, Artur Costa, o Rev. Monsenhor Libânio Borges, Gastão de Bettencourt e Augusto Herculano Ferreira Leite; 1960, 18 Setembro - visita Sanfins do Douro o Dr. Negrão de Lima, embaixador do Brasil e respectiva comitiva; descerramento de lápide na casa onde nasceu Manuel da Nóbrega; 1970, 12 Outubro - homenagem ao Padre Manuel da Nóbrega, com a visita do chefe de Estado Américo Tomás, tendo-se inaugurado monumento; Novembro - Despacho determinando a classificação do imóvel; 2006, 4 outubro - despacho de encerramento do processo de classificação do Presidente do IPPAR sobre parecer do Conselho Consultivo.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Estrutura de alvenaria de granito, rebocada e pintada; portal da quinta, molduras dos vãos, escada e outros elementos em cantaria de granito; grades de ferro; cobertura de telha.

Bibliografia

SANTOS, Pe. Henrique Maria dos, Padre Manuel da Nóbrega. Glória da Igreja e de duas Pátrias, Porto, s.d.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2007

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login