Edifício na Rua Reitor Teixeira Guedes, n.º 3 - 7

IPA.00025908
Portugal, Faro, Faro, União das freguesias de Faro (Sé e São Pedro)
 
Edifício residencial multifamiliar e comercial contemporâneo, com habitação em dois pisos elevados e comércio em piso térreo, inserida em frente de rua contínua. Traçado característico da arquitectura corrente do Movimento Moderno do pós-guerra aplicada no contexto regional algarvio. O desenho cuidado e especialmente elaborado dos pavimentos superiores no alçado principal: neste, as varandas corridas são dotadas, no plano exterior, de linhas horizontais (laje e lâmina quebra-sol) cuja imagem invoca a de guias pelas quais "correm" elementos (na verdade, fixos) com diferentes funções (grelhas metálicas e panos opacos nas cortinas, floreiras de betão, reixas de madeira para ensombramento). Neste e noutros pontos da composição (a pala superior de coroamento, por exemplo, aqui especialmente notória), a imagem deste imóvel apresenta afinidades com o da Rua do Lethes n.º 51 (v. IPA.00025900).
Número IPA Antigo: PT050805050196
 
Registo visualizado 212 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial multifamiliar  Edifício  Edifício residencial e comercial  

Descrição

Acessos

Sé. Rua Reitor Teixeira Guedes, n.º 3 - 7; Largo dos Combatentes. WGS84 (graus decimais): lat.: 37,017034; long.: -7,929646

Protecção

Em vias de classificação

Enquadramento

Urbano. Implantado no lado norte da moldura edificada do Largo dos Combatentes, espaço urbano resultante da intersecção das duas principais vias estruturantes do quadrante nascente do centro de Faro: a Avenida Cinco de Outubro e a Rua Reitor Teixeira Guedes (antiga Estrada de Olhão, pela qual seguia a via de ligação ao sotavento algarvio, EN78, depois EN23 e mais tarde EN125) - e da artéria formada pelas ruas João de Deus e Bernardo Passos. Resultado de um processo de substituição do edificado desenvolvido ao longo do séc. 20, esta frente do largo caracteriza-se hoje pela uniformidade arquitectónica, dada pelo imóvel aqui registado e pelos edifícios confrontantes a poente, Rua Reitor Teixeira Guedes n.º 1 (v. IPA.00025907) e a nascente, R. João de Deus n.º 3 - 5 (v. IPA.00025899), de semelhante volumetria e época de construção; na envolvente a nascente, destaca-se o edifício do Tribunal Judicial de Faro (v. IPA.00016313).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: edifício

Utilização Actual

Residencial: edifício

Propriedade

Privada

Afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 20 - construção do imóvel; 2015, 07 agosto - publicado no DR, 2.ª série, n.º 153, o Edital n.º 707/2015 relativo à abertura do procedimento de classificação como Conjunto de Interesse Municipal de "3 Edifícios em frente contínua inseridos na arquitetura civil do séc. XX, sitos na Rua Reitor Teixeira Guedes, n.º 1 e Rua Almeida Garrett, n.º 4 (1.º prédio), Rua Reitor Teixeira Guedes, n.º 3, 5 e 7 (prédio central), Rua João de Deus, n.º 5, 3, 1 e Rua Reitor Teixeira Guedes, n.º 9 (3.º prédio)".

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

Documentação Gráfica

CMF: Arquivo da Secção de Obras Particulares

Documentação Fotográfica

DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

CMF: Arquivo da Secção de Obras Particulares

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Ricardo Agarez 2007

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login