Casa da Foz de Arouce

IPA.00002584
Portugal, Coimbra, Lousã, União das freguesias de Foz de Arouce e Casal de Ermio
 
Casa nobre barroca, típica da segunda metade de setecentos de grande sobriedade arquitectónica, com certa exuberância decorativa ao nível dos vãos.
Número IPA Antigo: PT020607020010
 
Registo visualizado 851 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre    

Descrição

Planta longitudinal regular. Conjunto formado pela casa e capela. Apresenta massas simples com volumes articulados horizontalmente, coberturas diferenciadas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco. Fachada principal voltada a N., rematada em friso pintado de azul imitando brocados e cornija sobre a qual assenta o beiral simples, com embasamento saliente, delimitada por cunhais apilastrados de perfil toscano. Os pisos são adivinhados pela linha da fenestração, que se desenvolve simetricamente franqueando o portal principal. Ao centro abre-se o portal em arco abatido, rematado por duplo frontão dividido por cornija curva, decorado na parte inferior com brasão, e na superior interrompido por concheado, encimado por janela quadrilobada recortada. De cada lado no primeiro registo, rasgam-se 4 janelas jacentes de moldura simples recortada. No 2º registo, distribuem-se 8 janelas curvilíneas, envolvidas por moldura de cantaria, formando inferiormente avental decorado com motivos vegetalistas e pingentes, encimadas por segmentos de frontão centrados por espaldar com cornija de perfil curvo. À esquerda surge um portal franqueado por composição monumental junto à torre sineira, esta de cobertura bolbosa coroada nos ângulos por fogaréus, inscrita na estrutura da casa. Na parte oposta à direita, adivinha-se a capela, com remate em frontão triangular centrado por moldura oval com uma cruz inscrita, finalizado em cornija coroada nos flancos por pináculos piramidais e no topo por cruz pétrea sobre pedestal, contendo ao nível das restantes janelas do 2º registo uma janela em arco abatido com moldura simples *1.

Acessos

EN 236

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto nº 129/77, DR, 1ª série, n.º 226 de 29 Setembro 1977

Enquadramento

Urbano, junto à EN 236 e algumas construções dissonantes

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Séc. 18, 2.ª metade - construção.

Cronologia

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Pedra e alvenaria de pedra, madeira, vidro, telha.

Bibliografia

SAMPAIO, A. P. Forjaz de, Memórias do Bussaco, seguidas de uma viagem à Serra da Louza, Porto, 1864; SAMPAIO, A. P. Forjaz de, Uma Viagem à Serra da Louza, Lousã, 1938; ARANHA, P. W. de Brito, Memórias Histórico Estatísticas de algumas Villas e Povoações de Portugal, 1871; MEXIA, Fernando C. P. de C. de Magalhães, Vila da Louza, Lousã, 1938; MASCARENHAS, Carlos de S. B. P., José Arnaud Almeida, Serra da Louza e a sua descendência, Coimbra, 1927; GONÇALVES, A. Nogueira, Casas Nobres do Séc. XVIII, Lousã, 1950; LEMOS, Álvaro Viana, A Lousã e o seu Concelho, Lousã, 1950; GONÇALVES, Nogueira, A., CORREIA, Virgílio, Inventário Artístico de Portugal, Lisboa, 1953; DIAS, Pedro, REBELO, Femando, Lousã a Terra e suas gentes, Lousã, 1985; DIAS, Pedro, Arte e Paisagem na região de Turismo do Centro, Coimbra, R.T.C., 1984; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/71082 [consultado em 14 outubro 2016].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

Observações

*1 - Não tivemos acesso ao interior da habitação nem da capela. *2 - Antigamente tinha um arco com passadiço sobre a rua, talvez ao modo da casa dos Magalhães Mexia em Fiscal, mas que foi demolido nas obras de alargamento da EN 236.

Autor e Data

Margarida Alçada 1984 / João Cravo 1994 / Maria Bonina / Fernando Grilo 1996

Actualização

Margarida Silva 2007
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login