Anta da Venda

IPA.00025492
Portugal, Portalegre, Elvas, Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso
 
Arquitectura funerária. Anta.
Número IPA Antigo: PT041207010090
 
Registo visualizado 285 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Funerário  Anta    

Descrição

Monumento que sofreu grandes transformações na sua estrutura arquitetónica. Detetaram-se duas câmaras funerárias sobrepostas que correspondem a duas fases de construção no mesmo espaço sagrado. Na primeira distinguimos um espaço coletivo de grandes dimensões que foi delimitado por grandes esteios, dos quais só restam seis elementos. O corredor, parcialmente escavado na rocha e a mamoa seriam contemporâneos deste monumento. Na segunda, a mamoa e o corredor foram parcialmente destruídos e a câmara reutilizada para construção de uma pequena sepultura . No seu interior foi identificado um enterramento constituído por restos de ossos humanos, uma placa de xisto, um vaso e uma lâmina. Identificou-se, ainda, um buraco de poste na mamoa, que poderá ter servido para apoiar um marco de sinalização - o menir que jaz sobre a mamoa colocado junto a este buraco de poste.

Acessos

Na EM (ex-105) Elvas/Ponte da Ajuda, em frente ao portão da Herdade das Defesinhas, sair para a esquerda, por um caminho de terra em direção ao Lugar da Venda. Seguir esse caminho até uma antiga escola primária (hoje casa particular), contornar a casa e seguir por um caminho à direita até à anta. CMP, Gauss: M- 284292, P- 202227)

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, este monumento está construído num local com ótima vista sobre o Guadiana, a uma cota de c.180m. Paisagem de montado (azinheiras e sobreiros).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Funerária: anta

Utilização Actual

Cultural e recreativa: monumento

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Neolítico/Calcolítico - cultura megalítica.

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Período cronológico - 5º a 3º Milénio a.C.; 1999 - 2005, este monumento integrou o circuito do Guadiana, no âmbito dos circuitos arqueológicos Antas de Elvas, implementados pelo IPPAR. Foi escavada por João Albergaria em 1999

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

Albergaria, João, Lago, Miguel - “Cromeleque do Torrão (Elvas): Identificação”, Vipasca, 4, Aljustrel, 1995,pp.53-60; Cartaillac, Émile, Les Ages Préhistoriques de L'Espagne et du Portugal, Paris,1886; Roteiros de Arqueologia Portuguesa, Dias, Ana Carvalho, coord., Antas de Elvas, textos: Albergaria, João, Dias, Ana Carvalho, s.l: IPPAR, Setembro 2000, pp 14-15; Lago, Miguel, Albergaria, João, - “Cabeço do Torrão (Elvas): Contextos Megalíticos”, Actas do 2º Simpósio Transformação e Mudança: Tempo, Construção do Espaço e Paisagem, Cascais,1996; LEISNER, G. e V. - Die Megalithgraber der Iberischen Halbinsel, Der Suden, Berlim: Walther de Gruyter, 1943; LEISNER, G. e V., Die Megalithgraber der Iberischen Halbinsel, Der Western (1) Berlim: Walther de Gruyter, 1956; LEISNER, G. e V., Die Megalithgraber der Iberischen Halbinsel, Der Western (2) Berlim: Walther de Gruyter, 1959; LEISNER, G. e V. - Antas do Concelho de Reguengos de Monsaraz: Materiais para o Estudo da Cultura Megalítica em Portugal, Lisboa,1951: Instituto para a Alta Cultura [reprint: Uniarch, Estudos e Memórias 1, 1985, com uma apresentação de V.S. Gonçalves]; Vasconcelos, J. Leite de - O Archeólogo Português, XXI, 1916, p.362; Paço, A. Ferreira, O. Veiga, Viana, A. -“Antiguidades de Fontalva. Neo-Eneolítico e época romana”, Zephirus, vol. VII, 1957; Silva, J. Possidónio - “Dólmens recentemente descobertos em Portugal”, Boletim de Architectura e de Archeologia da Real Associação dos Architectos e Archeólogos Portugueses, t.3,2ª série, Lisboa; Viana, Abel - Contribuição para a arqueologia dos Arredores de Elvas, Trabalhos de Antropologia e Etnologia, vol. XII, Porto,1950; VIANA, Abel e DEUS, António Dias de -Exploración de algunos dólmens de la region de Elvas, Crónica del 2º Congresso Arqueológico Nacional, Madrid, 1951; VIANA, Abel e DEUS, António Dias de,- Mais três dólmens da região de Elvas (Portugal), Zephirus, vol. IV, Salamanca,1953; VIANA, Abel e DEUS, António Dias de, -, Notas para o Estudo dos Dólmens da Região de Elvas, Trabalhos de Antropologia e Etnologia, vol. XV, Porto,1955; VIANA, Abel e DEUS, António Dias de, - Mais Alguns Dólmens da Região de Elvas (Portugal), Paço Ducal de Vila Viçosa, 1957.

Documentação Gráfica

DGPC/IPPAR: coleção de desenhos SIPA DOC.00206498

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

IPPAR/DRE: esta anta foi relocalizada por Miguel Lago e João Albergaria em 1998; IPPAR/DRE: entre 1999 e 2005, foi assegurada a limpeza anual da vegetação; foi escavada por João Albergaria em 1999. Depois da escavação arqueológica, a mamoa foi reposta e o interior da câmara e corredor foram cobertos com gravilha. Projetos de Valorização: IPPC/SRAZS: Projeto de Salvaguarda e Valorização das Antas de Elvas (1989-1993) co-financiado pelo Programa OID/NA); IPPAR/DRE: Projeto de Recuperação e Valorização das Antas de Elvas (1997-1999), co-financiado pelo Programa AVNA; IPPAR/DRE: Implementação dos Circuitos Arqueológicos das Antas de Elvas que funcionaram a partir do castelo de Elvas entre 1999 e 2005; Projeto de Investigação de Miguel Lago e João Albergaria - O Megalitismo da Região de Elvas, entre o caia e o Guadiana (1994) reformulado com o título Monumentalização e domesticação da paisagem na região de Elvas entre o 5º milénio e o 3º milénio a.C.: entre o Caia e o Guadiana, exemplos e particularismos na Herdade do Torrão (1998).

Observações

Autor e Data

Ana Carvalho Dias, 2019

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login