Capela das Almas

IPA.00002509
Portugal, Castelo Branco, Covilhã, União das freguesias de Casegas e Ourondo
 
Arquitectura religiosa, barroca e rococó. Capela de planta rectangular composta por dois rectângulos justapostos com sacristia de planta rectangular adossada à cabeceira. Portal em arco abatido rematado por friso rectilíneo. Óculo quadrilobado enquadrado por ornatos curvilíneos, volutados e concheados. Frontão curvilíneo interrompido com volutas. Nave única coberta com abóbada de berço em madeira policromada. Coro-alto em madeira. Talha dourada e policromada do estilo joanino. Apresenta caixa murária rebocada com pilastras e cornija em cantaria apenas na fachada principal. No interior existe tulha em madeira pintada.
Número IPA Antigo: PT020503060014
 
Registo visualizado 255 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal composta por dois rectângulos justapostos com sacristia de planta rectangular adossada à cabeceira; massas dispostas horizontalmente; cobertura diferenciada a 2 águas e a 1 água na sacristia. Fachada principal: orientada a O.; 2 registos; pano único delimitado por pilastras; 1º registo: portal em arco abatido rematado por friso saliente rectilíneo; 2º registo: óculo quadrilobado enquadrado por ornatos curvilíneos e volutados e rematado por motivo concheado; coroamento: frontão curvilíneo interrompido com volutas nos enrolamentos, integrando crucifixo de hastes trilobadas, inscrição com a data de 1759 e rematado lateralmente por fogaréus. Alçado N.: cego; empena recta com cornija. Alçado S.: 2 registos; 1º registo: porta de lintel recto; 2º registo: janela de lintel recto e moldura simples; empena recta com cornija; sacristia com porta e janela de lintel recto e empena recta sem cornija. Alçado E.; cego; empena ângular com cornija. Interior: nave única; iluminada por óculo O.; coro-alto em madeira policromada sustentado por duas colunas em madeira; tulha em madeira pintada com inscrição *1 sob as escadas de acesso ao coro; púlpito de forma cúbica em cantaria policromada com jarrões em duas faces, sustentado por mísula curvilínea e estriada; dois altares laterais com retábulos em talha dourada e policromada colocados junto ao arco triunfal, dedicados a Sant'Ana e S. Joaquim; pavimento em tijoleira; cobertura: falsa abóbada de berço em madeira pintada com motivos vegetalistas. Arco triunfal de volta inteira com pilastras policromadas. Capela-mor: retábulo do altar-mor em talha dourada e policromada; nicho de características neo-góticas; pavimento em tijoleira; cobertura: falsa abóbada de berço em madeira pintada com motivos vegetalistas. Sacristia integra lavabo em cantaria e arcaz.

Acessos

Largo de São Pedro

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano; destacado, situa-se em terreno um pouco desnivelado e organiza pequeno largo de configuração irregular, onde anteriormente se erguia a Igreja Matriz; algumas construções envolventes descaracterizadas; destaca-se um conjunto tradicional em alvenaria de xisto com alpendre em madeira e óculo em cantaria semelhante ao da capela fronteira.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese da Guarda)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1623 - instituição da Irmandade das Almas de Casegas por breve de Urbano VII *2; 1759 - construção da capela, documentada por inscrição na fachada principal; 1878 - construção da tulha por iniciativa do Juiz da Irmandade das Almas; 1984 - início do processo de classificação; 1985, 15 outubro - parecer do Conselho Consultivo do IPPC a propor a classificação como Valor Concelhio; 21 outubro - Despacho de homologação da classificação pelo Ministro da Cultura; 2009, 23 outubro - o processo de classificação caduca nos termos do artigo 78.º do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, n.º 206, publicado nesta data.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Granito, cantaria e alvenaria, aparelho isódomo, revestimento inexistente e reboco; madeira; telha de aba e canudo.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

1984 - Irmandade das Almas da Freguesia de Casegas: reconstrução da cobertura; desmontagem e recolocação dos altares.

Observações

*1 "TULHA / FOI FEITA / PELO JUIZ / DESTA IRMANDADE / QUE / SERVIO NO / ANNO DE / 1878". *2 - documento que se conserva no Arquivo Paroquial de Casegas, bem como os Livros de Registo dos Irmãos desde meados do séc. 18.

Autor e Data

Margarida Conceição 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login