Casa na Rua de São Pedro, n.º 26 a 28

IPA.00002502
Portugal, Castelo Branco, Idanha-a-Nova, União das freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes
 
Arquitetura residencial, quinhentista ou manuelina. Casa corrente, de planta rectangular inserida num lote estreito e comprido. Disposição verticalista das massas. Cobertura diferenciada a 2 águas. 3 pisos. Fachada principal: pano murário em cantaria aparente; 2 portas de lintel recto e moldura boleada; janela de lintel recto, moldura boleada no peitoril ladeado por mísulas de suporte a vasos e rematada por friso saliente; empena recta com cornija boleada ou meia-cana (quarto de círculo convexo). Piso superior recuado e talvez acrescentado.
Número IPA Antigo: PT020505030015
 
Registo visualizado 255 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta rectangular com o lado menor do rectângulo orientado para a via pública. Disposição verticalista das massas. Cobertura diferenciada a 2 águas. Fachada principal: orientada a S.; pano murário em cantaria aparente; 3 pisos *2, sendo o superior recuado e apresentando placagem de granito; 1º piso: 2 portas quase geminadas de lintel recto e moldura boleada; 2º piso: janela centralizada no alçado, de lintel recto e moldura simples, mas apresentando a parte inferior do peitoril boleada e ladeada por 2 mísulas estriadas de suporte a vasos *3 e sendo rematada superiormente por friso saliente; remate recto com cornija em meia-cana; 3º piso: janela de lintel recto; remate recto com cornija. Alçado N.: 1 piso; porta e janela de lintel recto; apresenta placagem de granito. Alçado O. adossado. Alçado E.: cego; alvenaria; empena angular sem cornija. Interior: 3 pisos constituídos por compartimentos únicos e com acesso através de escadas interiores.

Acessos

Rua de São Pedro, nº. 26 e 28. WGS84 (graus decimais) lat.: 39,920888; long.: -7,238032 (à freguesia)

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano; situa-se em via de pendente relativamente acentuada, adossado a outros edifícios quinhentistas e a muro de alvenaria de granito, ocupando um lote estreito e comprido; um dos edifícios contíguos apresenta porta com ombreiras chanfradas e janela ladeada por mísulas, encontrando-se quase em ruínas *1; possui duplo acesso a partir da Rua de São Pedro e da via paralela, a Rua da Estrada; proximidade relativa da igreja matriz.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Época Construção

Séc. 16 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 16 - hipotética construção do edifício; 1980, julho - Despacho de homologação da classificação como Valor Concelhio (Interesse Municipal) do Secretário de Estado da Cultura; 2009, 23 outubro - caduca o processo de classificação conforme o Artigo n.º 78 do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, n.º 206, alterado pelo Decreto-Lei n.º 265/2012, DR, 1.ª série, n.º 251 de 28 dezembro 2012, que faz caducar os procedimentos que não se encontrem em fase de consulta pública.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Granito; cantaria, alvenaria e placagem; aparelho isódomo; revestimento inexistente; telha de aba e canudo.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

Séc. 20, década de 80 - obras de remodelação total do interior; cimentação das juntas da cantaria; substituição da cobertura.

Observações

*1: Existem c. de 3 centenas de vãos quinhentistas em Idanha-a-Nova. *2: O piso superior parece tratar-se de um acrescento devido às características do aparelho construtivo. *3: Este tipo de mísulas são denominadas em Idanha por craveiros.

Autor e Data

Margarida Conceição 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login