Igreja Paroquial de Fafe / Igreja de Santa Eulália

IPA.00024805
Portugal, Braga, Fafe, Fafe
 
Arquitectura religiosa, barroca.
Número IPA Antigo: PT010307090108
 
Registo visualizado 609 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Acessos

Praça Cónego Leite Araújo; Rua João Crisóstomo; Rua do Assento; Rua Professor Oliveira Frade

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Braga)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1220 - As Inquirições de D. Afonso II referem a igreja como "eclesia Sancta Ovaya antiqua", do padroado do rei; 1360, 18 Outubro - o rei D. Pedro I doa a igreja ao Mosteiro de Santa Marinha da Costa, mas só após a morte do abade Vasco Gonçalves os frutos da igreja iriam para o mosteiro; um cónego nomeado pelo prior do mosteiro teria ainda que celebrar duas missas cantadas com ofício cada dia, uma pelo rei e outra por Inês de Castro; 1548 - a igreja possuia uma confraria do Santíssimo Sacramento; 1571 - a visitação refere que a igreja estaria em obras "o corpo da igreja paroquial estaria a ser reformado e modernizado pelos fregueses, capitulando-se ao abade fizesse outro tanto na capela-mor que a levantaria o necessário para ficar conforme, reparando-lhe também o forro"; nesta visita ordena-se a feitura de uma pia baptismal nova; nesta mesma altura ampliou-se a capela-mor, alteou-se a nave e o o arco triunfal, e construiu-se a capela de Nossa Senhora do Rosário; 1587 - pedido de licença para celebração de missa na capela de Nossa Senhora do Rosário; 1625 - concessão de indulgências renováveis de 15 em 15 anos mediante o pagamento de duas libras de cera branca cada ano; 1736 - o padre João Sousa Homem refere que a igreja "é de uma só nave, possuindo cinco altares, o mor em que está o Santíssimo tem da parte do Evangelho a imagem de Santa Eulália, da Epistola a de São Pedro. No altar primeiro colateral da parte do Evangelho está a sua imagem de Nossa Senhora do Rosário; no segundo que é das Almas um seu notável painel. No primeiro colateral da Epístola que é de São Sebastião e Santa Bárbara estão as imagens; no segundo que é do nome de Deus está a sua imagem e do Santo Cristo e a de Santa Ana e a de uma Senhora antiga"; possui na altura as irmandades de São Pedro, das Almas, do Santíssimo, dos Santos Passos, Nossa Senhora do rosário, Nome de Deus, São Sebastião e Santa Bárbara; estava ainda anexa "in perpetuum" à Igreja de São João de Latrão, beneficiando das mesmas indulgências; 1758 - referência nas Memórias Paroquiais; 1779 - conclusão das grandes obras na igreja, que incluem a construção das duas orres sineiras; 1834 - com a extinção das ordens religiosas o padroado deixa de ser de Santa Marinha da Costa, sendo o pároco nomeado pelo arcebispo.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

FERREIRA, José Carlos, ASSIS, Francisco de, Matriz é o monumento mais antigo do centro urbano de Fafe, in Diário do Minho, 13 Março 2006, p. 22-25.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Fábrica da Igreja Matriz de Santa Eulália: Séc. 20, início - recuo o retábulo-mor, aumento do corpo da igreja e construção de um salão paroquial lateralmente; anos sessenta - o cónego Leite Araújo manda fazer obras de restauro e demolir o corpo do salão paroquial.

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Joaquim Gonçalves 2006

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login