Quinta da Capeleira / Quinta de Josefa de Ëbidos

IPA.00024736
Portugal, Leiria, Óbidos, Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa
 
Quinta de recreio e produção agrícola seiscentista.
Número IPA Antigo: PT031012050059
 
Registo visualizado 342 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Quinta    

Descrição

Planta longitudinal, desenvolvendo-se uma parte em rés-do-chão (a N.), e outra parte com primeiro andar (fachada principal voltada a S.). A fachada S. revela dois vãos de acesso ao piso inferior e, sobre estes, duas janelas de peitoril. Todos os vãos são guarnecidos a cantaria, excepto os pórticos do rés-do-chão (rasgados à posteriori na parede e rectificados com tijolo). A fachada O. apresente duas janelas de peitoril aprumadas ao centro do paramento de alvenaria e dispostas uma ao nível do rés do chão e outra ao nível do primeiro andar. Na sequência deste corpo, a parte do edifício que outrora fora de rés-do-chão está completamente arruinado. No extremo N. existem vestígios de um lagar de vinho com sistema de prensa (parafuso de madeira e pesos de pedra). Na fachada E. quase todos os paramentos de alvenaria ruíram, embora se manifeste a existência de escadaria para um acesso directo ao primeiro andar. De acordo com os modelos de construção típicos da época e da região, esta entrada deverá ter sido alpendrada. Anexo à construção principal existe um outro edifício, a E., outrora um curral. Na parte posterior deste imóvel encontra-se, ainda, um forno de pão, que outrora deverá ter estado protegido por um telheiro. INTERIOR:Nada resta dos interiores primitivos, excepto as conversadeiras nas janelas dos pisos superiores, típicas das construções locais do século 17.

Acessos

Lugar da Capeleira

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolado

Descrição Complementar

A habitação pertenceu a Baltazar Gomes Figueira (1604-1674), pintor e oficial da Casa de Bragança, tendo a propriedade passado a sua filha, Josefa de Ayala e Cabrera (Josefa de Óbidos), por testamento. Com a morte de Josefa de Óbidos em 1684, a propriedade transitou à posse de Catarina de Camacho de Cabrera Romero, mãe de Josefa. Algumas das obras ditas dos "meses" que Baltazar Gomes Figueira pintou e que, em parte, foram concluídas por Josefa, revelam o Casal da Capeleira como pano de fundo (tais são os casos do "Mês de Abril", do "Mês de Junho" (?) e do "Mês de Agosto", todas em colecções privadas). Além das habitações, nessas telas verificam-se, ainda, algumas das actividades típicas (como a ceifa) e alguns dos bens da horta ou pomar que ali existiram. Tratando-se de um imóvel sem especial interesse arquitectónico, é contudo um dos mais raros exemplares de arquitectura com referência iconográfica coeva á sua construção, além de ter sido residência secundária (quinta de fresco) de duas das mais eminentes personalidades da cultura portuguesa.

Utilização Inicial

Residencial: quinta

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 17 - construção do edifício; 1674 - após a morte de Baltazar Gomes Figueira, a casa passa, por testamento, à posse da sua filha, Josefa de Óbidos; 1684 - morte de Josefa de Óbidos, tendo a propriedade transitado para a posse de Catarina de Camacho de Cabrera Romero, mãe de Josefa.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria de pedra, tijolo e cantaria

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Seria interessante a sua aquisição por parte da autarquia para a instalação de um serviço educativo que combinasse aspectos típicos da vivência de um espaço rural, produção biológica e também de acolhimento de projectos de artísticos e educativos, reportando-se ao ambiente vivido no tempo de Baltazar Gomes Figueira e Josefa de Óbidos.

Autor e Data

Sérgio Gorjão 2004

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login