Albergaria e Hospital do Carvalhal

IPA.00024721
Portugal, Leiria, Bombarral, Carvalhal
 
Arquitetura de saúde e arquitetura assistencial, seiscentista. Hospital e albergaria de dois pisos, de planta retangular. Sobre a porta da fachada principal pedra esculpida em alto-relevo com uma representação de cruz latina envolta pela base com elementos vegetalistas.
Número IPA Antigo: PT031005020028
 
Registo visualizado 168 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Assistencial  Albergaria / Hospedaria    

Descrição

Planta retangular, com fachada principal voltada a nascente à Rua do Hospital, na qual existe o acesso principal, apresentando porta com aduelas de cantaria, sobrepujado por um relevo. O piso superior, hoje inexistente, revela, ainda, a cota do parapeito da varanda alpendrada que aí existiu. A fachada N. apresenta um acesso exterior ao piso superior, com escadaria em dois lanços construídos em cantaria e guarnecido com corrimão e balaustrada de ferro forjado do século 17, lançados a partir de uma coluna de pedra. Este acesso seria alpendrado. A fachada sul manifesta a existência de dois vãos emparedados ao nível do piso superior. A fachada O. confronta com uma área de pomar cercado de muro de alvenaria alto e confinante com o edifício. No INTERIOR, o piso térreo é compartimentado com paredes em alvenaria, a principal cruzando longitudinalmente o espaço (sentido N. - S.); piso superior derruído.

Acessos

Rua do Hospital e Travessa de São José

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano. Insere-se no casario do Carvalhal, em frente a casa alpendrada (v. PT031005020005), tendo à esquerda um palco, antiga fonte, e na proximidade da Torre dos Lafetás (v. PT031005020004).

Descrição Complementar

Sobre a porta da fachada principal pedra esculpida em alto-relevo com uma representação de cruz latina envolta pela base com elementos vegetalistas. A escadaria apresenta no patamar entre os dois lanços coluna toscana em pedra servindo de apoio ao arranque da balaustrada.

Utilização Inicial

Assistencial: albergaria

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 17 - construção; 1984 - eleboração do processo de classificação; 1990 - pedido de apoio para a elaboração de projecto de requalificação à DGEMN, pela Associação de Desenvolvimento do Carvalhal; 1996 - comparticipação da Câmara nas despesas das escavações arqueológicas efectuadas no edifício; 1998 - elaboração, pelo arqueólogo João Ludgero, de um projecto para as escavações no terreno junto à albergaria.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Alvenaria de pedra, cantaria e ferro (corrimão da varanda).

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID, SIPA

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSARH-010/050-0012

Intervenção Realizada

Observações

Destinado a albergaria-hospital por uma instituição religiosa, possuía dois pisos com entradas independentes. Sobre a porta da fachada principal apresenta uma pedra com relevo e cruz e na fachada lateral uma varanda alpendrada.

Autor e Data

Sérgio Gorjão 2004

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login