Quinta do Bonjardim

IPA.00024020
Portugal, Lisboa, Sintra, União das freguesias de Queluz e Belas
 
Quinta de caracterização estilística renascentista e barroca, com funções marcadamente recreativas, associada a habitação e contendo jardim, pátio e mata. Apresenta elementos arquitectónicos destinados ao lazer ou ornamentação como bancos, conversadeiras, muros de suporte onde se inserem alegretes e jogos de água com caleiras e tanque de rega. Caracteristicas renascentistas presentes na parte superior do jardim com tanque de rega ornamentado. Características barrocas presentes no desenho da zona inferior do jardim. A quinta do Bomjardim é uma das mais bem preservadas expressões do renascentismo italiano em Portugal. O tanque grande e irregular do jardim impõem-se pela sua originalidade e posição em relação à restante área. Por toda a quinta se sispersam elementos associados ao recerio desde muros, a bancos ou peças de água de grande qualidade arquitectónica.
Número IPA Antigo: PT031111040157
 
Registo visualizado 1755 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Edifício e estrutura  Residencial unifamiliar  Quinta    

Descrição

A quinta é parcialmente murada e o acesso é feito a E. por um conjunto maneirista em que o portão de ferro é envolto por uma fachada de arenito calcário com um frontão brasonado e três pináculos que o encimam. Ao lado esquerdo do portão existe uma janela gradeada e ornamentada também em arenito calcário. Antecedendo este conjunto está um largo com uma fonte situada em frente ao portão. Transpondo o muro surge um terreiro amplo com um relvado ao centro, em que a fachada da casa principal (v. PT031111040076) está em frente e do lado esquerdo a casa de apoio ficando à direita, para lá de um murete com namoradeiras, o acesso à mata e ao jardim, que se estende em frente à fachada N.. Este jardim é constituído por quatro terraços estando o primeiro praticamente todo ocupado por um grande tanque de forma irregular e recortada em semicírculos e meios quadrados com baços adjacentes. O segundo patamar, muito estreito, é composto por muretes de alvenaria com alegres e floreiras embutidas e namoradeiras de onde se pode observar o terceiro patamar, o mais longo. Este tem um tanque octogonal ao centro e é definido por canteiros de buxo talhado preenchidos com espécies maioritariamente exóticas. O último terraço amplo e com cinco palmeiras termina num muro de suporte com alegretes e namoradeiras sobre a mata. Por uma grande escadaria é possível descer deste patamar até à mata, mais declivosa que se divide em duas zonas, uma de Eucaliptal e outra de mata mista, com espécies autóctones ou exóticas bem adaptadas. Atravessando a ponte de cimento que existe sobre a linha de água o caminho inverte dando início a uma subida, por entre Plátanos, Freixos e outras árvores bem conformadas, até ao terreiro da entrada. Já próximo da casa surgem diversas peças de água e uma pequena zona de horta por baixo do que resta de um antigo laranjal.

Acessos

EN 250, Serra da Carregueira Lugar de Venda Seca, a 3 Km. de Belas, na estrada para Meleças. WGS84 (graus decimais) lat.: 38,790248; long.: -9,264624

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 5/2002, DR, 1.ª série-B, n.º 42 de 19 fevereiro 2002

Enquadramento

A quinta situa-se na encosta Sudeste da Serra da Carregueira dobrando para Sudeste da encosta do Monte do Bom Jardim. Entre estas duas elevações a quinta é atravessada pelo rio Jamor. No caminho de acesso ao portão da quinta existe um cruzeiro dedicado a Senhora do Cabo de onde se avistava o cabo de Espichel, vista hoje dificultada por causa das construções imobiliárias.

Descrição Complementar

"A nobre quinta do Bom Jardim, de que hoje he Senhor Thome de Sousa, Conde de Redondo: tem bom Palácio com hum largo terreyro e consta de pomares de fruta de espinho, vinhas, hortas, com muytas árvores de fruta de toda a casta, que regam dezasete fontes de cristalinas águas." (COSTA, 1712:51); "Se já não basteassem tantos e tão bons atributos, esta região é também conhecida, há muito, pela sua riqueza mineralógica, contendo mármores de grande qualidade e pedras preciosas cuja extracção se efectuou nu local da Serra da Carregueira denominado por Minas de Suimo." (CASTEL-BRANCO, 1992: 111).

Utilização Inicial

Residencial: quinta

Utilização Actual

Residencial: quinta

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 16 / 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1580 - primeiras referências à quinta pertencente a D. Martim Afonso de Sousa, primeiro governador da Índia; 1587 -a quinta é adquirida por D. Diogo de Sousa passando de quinta agrícola a quinta de recreio; 1835 - a quinta passa a ser utilizada com residência permanente; 1888 - realização do primeiro desafio de futebol de Portugal, no terreiro da entrada.

Dados Técnicos

A água utilizada na quinta provém de uma mina existente dentro da propriedade. Existem outras minas fora dos limites da propriedade mas que secam por falta de manutenção. O grande tanque do jardim armazena água abastecendo por gravidade a rega e ornamentação dos patamares a cota inferior. Os grandes desníveis de terreno da quinta são controlados por muros de suporte.

Materiais

Material vegetal: Freixo (Fraxinus angustifolia), Plátano (Platanus hybrida), Castanheiro (Castanea sativa), Árvore-do-incenso (Pittosporo undulatum), Carvalho (Quercus faginea); Eucalipto (Eucaliptus globulus); Pinheiro manso (Pinus pinea); Magnólia (Magnolia grandiflora), Árvore-do-fumo (Cotinus coggirya). Inertes: pedra local: calcário, arenito calcário.

Bibliografia

STOOP, Anne, Quintas e palácios nos arredores de Lisboa, Civilização, Porto, 1986; CARITA, Hélder e CARDOSO, Homem, Tratado da Grandeza dos Jardins em Portugal, Circulo de Leitores, 1990; BRANCO, Cristina, Jardins com História, INAPA, Lisboa 2002.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Proprietário

Intervenção Realizada

Eng. Fernando Luís de Sousa Coutinho - importantes beneficiações na quinta, principalmente a nível do sistema de rega.

Observações

As sondagens nas minas de Suimo terão tido início com os romanos extraindo ouro e pedras preciosas, entre as quais: jacintos, ametistas, esmeraldas e granadas. Com D. Dinis procedem-se a nova explorações dominadas pela coroa até ao sec 16; No terreiro da entrada teve lugar o primeiro desafio de futebol do País, como está inscrito da placa ali colocada pela Federação Portuguesa de Futebol. A casa tem uma capela com azulejos pintados do sec 16 no interior; também na capela existe uma rara representação escultórica da Última Ceia.

Autor e Data

Pereira de Lima 2004

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login