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Edifício e estrutura Edifício Comunicações Comunicação social Edifício de produção e emissão de jornais
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Descrição
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Acessos
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Avenida dos Aliados, 107-137, Rua de Elísio de Melo, 2 |
Protecção
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Incluído na Zona Especial de Proteção do Conjunto da Praça da Liberdade, Avenida dos Aliados e Praça do General Humberto Delgado (v. PT011312120287) |
Enquadramento
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Urbano, adossado, implantado no gaveto formado pela Rua de Elísio de Melo e a Avenida dos Aliados, em integração harmoniosa com o edificado envolvente. Junto do alçado posterior desenvolve-se a garagem do Jornal "O Comércio do Porto" (v. PT011312120501), também da autoria do arquitecto Rogério de Azevedo, considerada uma referência da arquitectura modernista em Portugal. |
Descrição Complementar
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Utilização Inicial
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Comunicações: edifício de produção e emissão de jornais |
Utilização Actual
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Serviços: banco |
Propriedade
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Privada: pessoa colectiva |
Afectação
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Sem afectação |
Época Construção
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Séc. 20 |
Arquitecto / Construtor / Autor
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ARQUITECTOS: Baltazar de Castro, Rogério dos Santos Azevedo (1898 - 1983) |
Cronologia
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1854, 2 de Junho - Saiu o primeiro número do jornal com a designação de "O Comércio" que começou por ser publicado três dias por semana (segundas, quartas e sextas); 1855, 2 de Janeiro - dado o sucesso que cedo registou, passou a ser publicado diariamente; 1856 - os proprietários do jornal decidem modificar o nome do jornal para "O Comércio do Porto"; 1928, 24 de Janeiro - Data da primeira proposta do projecto apresentado à Câmara Municipal; 14 de Março - processo indeferido pela Comissão Estética "por não ficar em harmonia com os restantes edifícios"; 8 de Novembro - foi apresentado um aditamento ao projecto inicial; 1930, 25 de Janeiro - nesta data o edifício estava quase concluído; 2005 - o Laboratório de Física das Construções emitiu parecer sobre as infiltrações observadas na cave -3 do edifício. |
Dados Técnicos
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Sistema estrutural de paredes portantes. |
Materiais
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Estrutura de granito de S. Gens e Caverneira; estrutura do torreão em cimento armado; estrutura da mansarda em tijolo revestido a escama de ardósia e mármore, e cercadura de zindo; pilares com figuras revestidas na frente e lateralmente a mármore; janelas com ombreiras e padieiras em mármore; gradeamentos de ferro lisos e direitos com pequenas aplicações; pavimentos de betão de cimento armado com soalho assente em barrotes de castanho; cobertura com telha tipo Marselha. |
Bibliografia
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PÉREZ, Maria Elisa, Bento Carqueja, Radiografia sentimental de um grande homem, in O Tripeiro, 7ª série, Ano XIII, nº 8-9, Porto, 1994; TOSTÕES, Ana, Edifício da Garagem do Jornal "O Comércio do Porto", in Arquitectura do século XX - Portugal, Frankfurt - Lisboa, Deutsches Architektur - Museum, 1997, p. 173; Porto1901-2001, Guia de Arquitectura Moderna, Porto, 2001; FERNANDES, Fátima, CANNATÀ, Michele, Guia de Arquitectura Moderna: Porto 1925 - 2002, 2002. |
Documentação Gráfica
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CMP: AH, Livros de Licenças de Obras, D-CMP/9(572), f. 76-115B |
Documentação Fotográfica
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IHRU: SIPA |
Documentação Administrativa
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CMP: AH, Livros de Licenças de Obras, D-CMP/9(572), f. 76-115B |
Intervenção Realizada
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1990 (década) - Obras de conservação e reconversão total. |
Observações
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EM ESTUDO. *1 - Os edifícios a construir na que se pretendia que fosse a principal Avenida da Cidade, tinham de obedecer a regras impostas pelo Gabinete de Estética da Cidade, que passavam entre outras, pelo material a utilizar, sendo o recomendado o granito, pela altura mínima e máxima, e todos os edifícios que ocupassem os gavetos deveriam possuir na confluência das duas fachadas torreões, cúpulas ou zimbórios, ou quaisquer outros elementos que se destacassem da volumetria geral das fachadas da Avenida. |
Autor e Data
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Ana Filipe 2009 |
Actualização
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