Hotel Infante de Sagres

IPA.00023944
Portugal, Porto, Porto, União das freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória
 
Arquitectura comercial e turística de meados do séc. 20. Hotel de luxo que combina uma atmosfera Neo-Barroca com o estilo contemporâneo.
Número IPA Antigo: PT011312120386
 
Registo visualizado 860 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Comercial e turístico  Unidade hoteleira  Hotel  

Descrição

Acessos

Santo Ildefonso, Praça de D. Filipa de Lencastre. WGS84 (graus decimais) lat.: 41,147950560; long.: -8,612975478

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano.

Descrição Complementar

"Rogério de Azevedo projeta para o Porto o edifício "Rialto", proposta em certo sentido inovadora na cidade pela sua concepção em altura (na época era designado por arranha-céus") e pela relação que estabelece com o espaço público, ao nível da rua; uma ampla estrutura porticada permite aumentar a área dos peões, cobrindo-a parcialmente. A organização estática dos seus volumes, a hierarquia estabelecida na composição simétrica de janelas e varandas, a expressão e a escala do pórtico citado integram-se, sem sobressaltos, na arquitetura do sistema. Localizado na mesma via em que Rogério de Azevedo construíra o "jornal do Comércio" e a "Garagem do Comércio", aquela obra denota uma incapacidade de renovação que culminará, a umas escassas centenas de metros e alguns anos mais tarde, no seu edifício para o Hotel Infante de Sagres, onde o figurino nacionalista virá a ser integralmente assumido" (FERNANDES:39-.40).

Utilização Inicial

Comercial e turística: hotel

Utilização Actual

Comercial e turística: hotel

Propriedade

Privada

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: Rogério de Azevedo (1945).

Cronologia

1945 - data do projecto; 1951 - mandado construir pelo comendador Delfim Ferreira, com projecto do arquitecto Rogério de Azevedo.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Bibliografia

FERNANDEZ, Sérgio, Percurso Arquitetura Portuguesa 1930-1974, FAUP, 1988 [1985].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO. O Hotel Infante Sagres pertence à Small Luxury Hotels of the World.

Autor e Data

Sónia Basto 2005

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login