Capela de Nossa Senhora do Campo

IPA.00002389
Portugal, Viseu, Tondela, Campo de Besteiros
 
Capela rococó, de nave única e capela-mor; planta longitudinal; tectos de madeira policromada; altares de diferenciada policromia; capela-mor de exterior rectangular e interiormente octogonal. Riqueza das pinturas das abóbadas da capela-mor e nave.
Número IPA Antigo: PT021821020008
 
Registo visualizado 371 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal composta por nave, capela-mor oitavada e sacristia, dispostos em eixo e apenas visíveis interiormente, formando, no exterior, um corpo único, com cobertura homogénea em telhado de duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento de cantaria, flanqueadas por cunhais apilastrados, encimados por pináculos cónicos com bola, e rematadas em friso e cornija. Fachada principal voltada a O., rematada em falso frontão triangular, que arranca de friso de cantaria, interrompido por óculo quadrilobado e por duas cartelas recortadas; é rasgada por portal de verga recta e moldura de cantaria, sobrepujado por friso e frontão triangular e flanqueado por duas janelas rectilíneas emolduradas a cantaria e protegidas por grades de ferro. Fachada lateral esquerda, virada a N., rasgada por duas portas de verga recta, uma correspondendo a uma porta travessa, de acesso ao templo, e outra de acesso à sacristia, ladeada por óculo quadrilobado, surgindo, ainda, duas janelas rectilíneas, em capialço, uma terceira, a nível superior, também rectilínea, protegida por grades, e pequena fresta jacente. Fachada lateral direita, virada a S., semelhante à anterior, não apresentando, contudo, qualquer porta. Fachada posterior em empena com cruz latina no vértice. INTERIOR com a nave rebocada e pintada de branco, pavimentada a lajeado de granito, com estrados de madeira laterais, e tendo cobertura em falsa abóbada de berço de madeira, assente em friso e cornija e com tirantes metálicos; possui pintura em "trompe l'oeil", formada por colunatas, frisos ondeantes, jarras, nichos de volta perfeita e cartelas legendadas ou decoradas com símbolos marianos ou de mistérios eucarísticos, ligadas por festões de rosas. O portal axial é flanqueado por duas pias de água benta, em cantaria, aparecendo uma terceira, junto à porta travessa, surgindo, a nível superior e correspondentes, quatro mísulas de cantaria, que sustentariam um coro-alto. No lado do Evangelho e na Epístola, surgem vestígios de dois vãos rectilíneos, actualmente entaipados, com molduras de cantaria. No lado do Evangelho, púlpito quadrangular assente sobre mísula de cantaria, com guarda plena de talha, formando apainelados ornados por cartelas recortadas, com acesso por porta de verga recta e moldura simples, protegida por sanefa de talha. Arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras toscanas, flanqueado por dois retábulos colaterais de talha policroma, dispostos em ângulo, ambos dedicados à Virgem. Capela-mor, interiormente formando octógono, com retábulo de talha polícroma formado por 4 colunas de capitéis compósitos e trono central de 4 degraus com a imagem da padroeira e perdela formada por 2 painéis. Tecto de madeira oitavado com pinturas polícromas e fecho em talha dourada. Sacristia com piso intermédio, actualmente refeita, com vestígios de estruturas mais antigas.

Acessos

EN 230 para Campo de Besteiros. Praça da República

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 735/74, DG, 1.ª série, n.º 297 de 21 dezembro 1974

Enquadramento

Urbano, isolado, integrado em amplo adro com murete baixo de cantaria, e frades unidos por correntes de ferro, que o separam das vias públicas que o envolvem. O adro encontra-se ajardinado, possuindo algumas árvores de médio porte e pontuado por candeeiros com suporte em cantaria, do tipo piramidal.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1730- derrube da capela do séc. 17 ereedificação da actual; 1737 - conclusão dos altares; 1769 / 1771 - conclusão dos altares colaterais; 1771 - conclusão do altar-mor; 1774 - conclusão dos trabalhos de pedraria e telhados; 1776 - conclusão da obra, restauro do tecto.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Alvenaria; granito; madeiras; rebocos; cerâmica; telha; tijoleira; talha.

Bibliografia

ALVES, Alexandre, A Capela de Nossa Senhora do Campo de Besteiros, Viseu, 1979; CARVALHO, Amadeu Ferraz, A Terra de Besteiros e o actual Concelho de Tondela, Tondela, 1981.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DREMC

Intervenção Realizada

DGEMN: 1984 / 1985 - reparação das coberturas e picagem de rebocos interiores e exteriores; 1987 / 1988 / 1989 - revocos exteriores e interiores e pintura das paredes, portas e caixilhos; recuperação do pavimento da capela-mor; colocação de novo pavimento na nave; instalação eléctrica; demolição do coro e do pavimento em betão no segundo piso da sacristia; 1993 / 1994 / 1995 - conclusão dos trabalhos de beneficiação da sacristia; 2001 / 2002 - conservação e restauro da talha dourada e policroma, dos tectos da capela-mor e nave, do altar-mor, altares colaterais e púlpito; remodelão da instalação eléctrica, custeada por particular.

Observações

*1 - as mísulas denunciam a existência de um coro-alto.

Autor e Data

Madeira Portugal 1991 / João Carvalho 1997

Actualização

Lúcia Pessoa 2005
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login