Capela dos Reis Magos

IPA.00002384
Portugal, Ilha da Madeira (Madeira), Calheta, Estreito da Calheta
 
Arquitectura religiosa, manuelina. Capela manuelina de planta rectangular simples, com fachada principal em empena, interior com tecto em alfarje e retábulo da escola flamenga, de Anvers.
Número IPA Antigo: PT062201030001
 
Registo visualizado 530 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta rectangular, simples, de uma só nave, com cobertura de duas águas a telha de meia cana. O frontispício, orientado a O., termina em empena encimada por uma cruz de Cristo em pedra e possuindo integrado a NO. uma sineira. Portal de arco peraltado sobre pés-direitos biselados com capitéis decorados com motivos antropomórficos em cantaria; encima-o brasão atribuido em 1535 a Francisco Homem Gouveia, com seis crescentes e dois anjos laterais. A fachada lateral N. possui uma porta de madeira com lintel assente em pé-direito, dando acesso à zona do altar-mor, e a lateral S. uma fresta rectangular. INTERIOR simples, iluminado por fresta com capialço em cantaria, decorado por dois anjos a segurar uma coroa; tecto de madeira em alfarje com desenho simples. Espaço diferenciado por teia de madeira criando como que capela-mor. Retábulo-mor com painel escultórico central, em madeira de carvalho policromado, representando a Adoração dos Reis Magos, 2 volantes laterais e predela. Os volantes fechados figuram a Anunciação, tendo à esquerda o anjo Gabriel e à direita a Virgem Maria; abertos figuram os fundadores, tendo à esquerda Francisco Homem de Gouveia de joelhos protegido por Santo Antão e à direita D. Isabel Afonso protegida por São Francisco de Assis. A predela representa 3 cenas: no lado esquerdo Maria chorando a morte de seu filho; no meio Verónica mostrando o Santo Sudário; e no lado direito Santo António de Lisboa. O retábulo integra-se numa outra estrutura retabular de madeira, pintada de branco e alguns filetes dourados. Mesa de altar pintada imitando tecido brocado.

Acessos

Estreito da Calheta, Lombo dos Galegos

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 37 077, DG, 1.ª série, n.º 228 de 29 setembro 1948

Enquadramento

Rural, meia encosta, flanqueada a N. por uma levada e a S. por um campo de videiras, erguendo-se à frente do caminho Lombo dos Reis Magos. A frontaria abre-se para um pátio rodeado de muros, sendo a entrada feita por um portão de ferro a N..

Descrição Complementar

O painel central é composto por um conjunto de personagens esculpidas em baixo-relevo, formando um triângulo. A cena pode repartir-se em duas partes: a primeira, ao alto, representa Deus ladeado por dois anjos, sob badalquino; a segunda é a Adoração dos Reis Magos. Nesta vemos um estábulo com um boi e uma vaca e o pastor e um cavalo com o seu dono. Num segundo plano distingue-se a figura de Gaspar, com o turbante no chão, Belchior, à sua esquerda, e Baltazar na esquerda do retábulo. Todos eles adoram o Menino Jesus, fazendo com que os seus gestos sejam também observados por um soldado que tem a cara de lado e por um pastor que está à esquerda de São José. No interior, à direita do portal axial, existe uma carranca de bronze, datado do séc. 15 / 16, que servia de suporte de caldeira de água benta.

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1520 - data do retábulo-mor, efectuado em Antuérpia; 1529 - instituição de um vínculo de capela por Francisco Homem de Gouveia e sua mulher Isabel Afonso, tendo por cabeça a Ermida dos Reis Magos; séc. 19, finais - incorporação do retábulo numa outra estrutura retabular (ZAGALLO, Coyola); 1940, 26 setembro - publicação de Decreto nº 30 762, no DG, 1.ª série, n.º 225, determinando a classificação da Capela dos Reis Magos como Imóvel de Interesse Público; inventariação da "escultura de madeira representando a Adoração dos Reis Magos, com treze figuras em alto relevo, século 16", existente na capela pelo mesmo decreto; 01 novembro - publicação do Decreto nº 30 838, DG, 1.ª série, n.º 254, suspendendo o decreto n.º 30 762, de 26 de setembro do mesmo ano, relativamente à classificação de imóveis de propriedade particular.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Pedra, madeira, pavimento de lajes com estrado de madeira e cobertura de telha de meia cana.

Bibliografia

ALMEIDA, José Carlos Ferreira de, Tesouros Artísticos de Portugal, Porto, 1988; Retábulo da Capela dos Reis Magos participa em exposição no continente, Jornal da Madeira; Retábulo dos reis Magos será exposto em Lisboa, Diário de Notícias da Madeira; Flandres e Portugal, Lisboa, 1991; SILVA, Padre Fernando Augusto da, MENEZES, Carlos Azevedo, Elucidário Madeirense, vol. 1, 1969; ZAGALLO, M. C. de Almeida Coyola, A pintura do século XV e XVI da Ilha da Madeira, Lisboa, 1943.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DRAC, IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1970, década - Restauro do retábulo no Instituto José de Figueiredo; 1900 - restauro das pinturas dos volantes por Manuel Gomes (ZAGALLO, M. C. de Almeida Coyola, 1943).

Observações

*1 - O altar-mor está ladeado à esquerda por um armário com três candelabros de casquinha, uma imagem de Jesus Cristo na cruz e por uma imagem de São Gonçalo, talvez do séc. 16, ambos em madeira e pintados; e à direita por uma arca com gaveta e armário do séc. 16, com duas imagens recentes de Nossa Senhora de Fátima e o Sagrado Coração de Jesus em gesso.

Autor e Data

Sofia Santos 1999

Actualização

gendoria 2012
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login