Fonte Ameada em Aguiar da Beira

IPA.00023812
Portugal, Guarda, Aguiar da Beira, União das freguesias de Aguiar da Beira e Coruche
 
Arquitectura infraestrutural, medieval. Fonte de mergulho, com abertura em arco quebrado e cobertura em abóbada de berço quebrado, ostentando igualmente merlões do mesmo tipo da torre. Fonte possui merlões com remate enrolado e escadas de acesso ao terraço lajeado com banco corrido. Presença de inscrição gótica e armas de Portugal.
Número IPA Antigo: PT020901010129
 
Registo visualizado 479 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo mergulho

Descrição

Fonte de planta quadrada, com cobertura em terraço lajeado, com banco corrido com moldura de meia-cana. Fachada principal voltada a SE., com abertura em arco quebrado, fechada com gradeamento e parapeito, à qual se acede descendo três degraus, ladeados por muretes formando banco na zona inferior. À esquerda do arco e junto ao cunhal direito, existem duas cruzes incisas. Remate em cornija com moldura em quarto de círculo, encimada por parapeito no qual assentam sete merlões de face rectangular formando enrolamento no remate. Fachadas laterais viradas a SO. e NE., com embasamento formado por dois bancos corridos, desnivelados, com moldura de meia-cana, tendo remates em cornija com moldura em quarto de círculo encimada por parapeito no qual assentam sete merlões de face rectangular formando enrolamento. Na SO., junto ao cunhal esquerdo, possui uma inscrição em caracteres góticos "rui periz / me fez" ou "rui periz / martiinz", ladeada por duas flores e um dos merlões do remate encontra-se fragmentado; um dos merlões da fachada NE. apresenta as armas de Portugal incisas e já de difícil visualização. Fachada posterior com cinco degraus de acesso ao terraço. INTERIOR com pavimento lajeado com alçapão de acesso ao poço e cobertura em abóbada de berço quebrado.

Acessos

Largo dos Monumentos Nacionais

Protecção

Categoria: MN - Monumento Nacional, Decreto nº 8 330, DG, 1.ª série, n.º 167 de 17 agosto 1922

Enquadramento

Urbano, isolado, situado a meia encosta, no principal largo da povoação, de configuração irregular, no qual desembocam a Rua da Misericórdia, Rua Direita, Rua de Baixo e Rua do Castanheiro, congregando ainda o edifício setecentista da Câmara Municipal. O largo encontra-se pavimentado a cubos de granito. No mesmo largo, situa-se o Pelourinho de Aguiar da Beira (v. PT020901010001) e a Torre Ameada (v. PT020901010002).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Câmara Municipal de Aguiar da Beira, auto de cessão de 09 Outubro 1946

Época Construção

Séc. 14 / 15 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 14 - 15 - Construção da fonte, talvez coeva da reedificação do castelo, apesar da tradição oral que a define como sendo árabe; 1928 - perda de função, com a inauguração da canalização de água para abastecimento público; 1922 - classificação conjunta com o Pelourinho de Aguiar da Beira (v. PT020901010001) e a Torre Ameada em Aguiar da Beira (v. PT020901010002).

Dados Técnicos

Sistema estrutural autónoma.

Materiais

Estrutura em cantaria de granito.

Bibliografia

ALMEIDA, João de, Roteiro dos Monumentos Militares Portugueses, Lisboa, 1948; ALMEIDA, José António Ferreira de, dir., Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1980; COSTA, Fernando Jorge dos Santos e PORTUGAL, José Alves, Aguiar da Beira, a História, a Terra e as Gentes, Aguiar da Beira, l985; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/3719537 [consultado em 14 julho 2016].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DREMC

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

Nada a assinalar.

Observações

Autor e Data

Paula Figueiredo 2005

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login