Paço Velho da Ajuda / Quartel da Guarda Nacional Republicana, GNR, da Ajuda

IPA.00023333
Portugal, Lisboa, Lisboa, Ajuda
 
Arquitectura residencial. Edifício que durante a existência da "Real Barraça da Ajuda" serviu como anexo onde se situavam as cozinhas e parte dos aposentos do pessoal que servia no paço.
Número IPA Antigo: PT031106011117
 
Registo visualizado 1235 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Edifício e estrutura  Residencial senhorial  Paço real    

Descrição

De planta em L, os seus 2 corpos apresentam fachadas a N. e a E. (Calçada da Ajuda, a principal). Esta fachada compõe-se de 2 pisos marcados por 4 pares de janelas (rectangulares e gradeadas no piso térreo, quadradas no 2º piso) que ladeiam uma porta rectangular que, com o seu emolduramento de cantaria rematado por frontão curvo, assinala o vestíbulo, de duplo pé-direito. O seu piso térreo contém 4 tectos em estuque com pintura decorativa.

Acessos

Calçada da Ajuda; Calçada do Galvão

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 33 587, DG, 1.ª série, n.º 63 de 27 março 1944 / ZEP, Portaria, DG, 2.ª série, n.º 253 de 29 outubro 1959 *1

Enquadramento

Urbano. Implantado a N. do Jardim Botânico (v. PT031106010611) e acessível pela Calçada da Ajuda. Do lado E. estende-se a fachada inacabada do Palácio Nacional da Ajuda (v. PT031106010025)

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: paço real

Utilização Actual

Segurança: quartel da Guarda Nacional Republicana (GNR)

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Guarda Nacional Republicana

Época Construção

Séc. 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1755 - a igreja da Ajuda, que não sofreu danos com o terramoto, torna-se capela real; após o terramoto a família real e parte da corte acampa na então chamada Quinta de Cima; 1760 - abertura da Calçada nova, mais tarde designada por Calçada da Ajuda; 1999, 28 Abril - elaboração da Carta de Risco do imóvel pela DGEMN.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

CORTEZ, Maria do Carmo, Calçada da Ajuda, in SANTANA, Francisco, SUCENA, Eduardo, (dir. de), Dicionário da História de Lisboa, Lisboa, 1994; RIBEIRO, Mário de Sampayo, A Calçada da Ajuda, Lisboa, 1940.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DREL, DGEMN/DREL/DEM/DP/DIE/DO, DGEMN/DSARH

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID, Carta de Risco, DGEMN/DREL, DGEMN/DESA

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID, Carta de Risco

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO *1 - "Zona circundante do Palácio Nacional da Ajuda a saber: 1) o Jardim das Damas, com o seu mirante e outras obras arquitectónicas, único recinto ao ar livre que terá acesso directo do andar nobre do Palácio; 2) Sala de Física, pavilhão independente, do séc. 18, com obra de pintura, estuques, talha, etc.; 3) torre sineira, do séc. 18; 4) o chamado Paço Velho, ao N. do Jardim Botânico e com a frontaria para a Calçada da Ajuda. Contém quatro interessantes tectos, ricamente decorados, com pinturas e dourados que precisam de restauro; 5) o Jardim Botânico da Ajuda, com casas anexas ao S. (onde morou Brotero) e outra no ângulo SE."

Autor e Data

João Machado 2005

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login