Ermida de São Pedro / Igreja de São Pedro

IPA.00023330
Portugal, Setúbal, Grândola, União das freguesias de Grândola e Santa Margarida da Serra
 
Ermida de fundação quinhentista, caraterística do denominado "Gótico alentejano" (CORREIA, SUSANA), reconstruída no Séc. 18. De planta longitudinal e uma nave, apresenta semelhança com Ermida de São Sebastião (v. IPA.00023345); conserva o portal da fachada principal e, sob placas de losalite, asnaria possivelmente original; a Torre circular com coruchéu anexa à sacristia poderá corresponder ao absidíolo norte da igreja primitiva; o púlpito estaria do lado da Epístola mas já não existe; possuia as paredes interiores revestidas de azulejos polícromos seiscentistas. A sacristia apresenta cobertura em abóbada com elementos decorativos geométricos de tons cinza.
Número IPA Antigo: PT041505020027
 
Registo visualizado 315 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal de piso térreo, composta por nave única; salão, cozinha e instalações sanitárias adossadas a sul que por sua vez se encontra adossada a habitações de dois pisos; sacristia adossada a norte. Cobertura homogénea em telhado de duas águas no corpo principal e na sacristia, cobertura de uma água na casa adossada a sul. Fachadas de pano único pintadas de branco sobre embasamento destacado pintado de azul; fachada principal a nascente possui portal rectangular pintado de azul, sobre lance de três escadas, com aduela em pedra cortada em cunha encimado com cruz da Ordem de Santiago de Espada, por cima uma janela rectangular com aduela em pedra; termina com frontão quebrado; ainda na fachada principal existe uma porta secundária de acesso ao salão onde se servia, em meados dos anos 50, a sopa dos pobres. Na fachada lateral norte existe adossado à parede da sacristia uma pequena torre circular com frestas, terminando em coruchéu no estilo "Gótico Alentejano"(CORREIA, SUSANA). A sacristia possui uma janela com arco agudo. INTERIOR: nave única, o acesso à capela-mor é marcado pela elevação do pavimento e por um arco triunfal de volta perfeita, no seu centro um festão composto por motivos florais, a cada canto uma coluna adossada com caneluras, terminando num capitel simples com vestígios de marmoriado; a cobertura é feita em placas de losalite sobre asnaria de madeira. No lado da Epistola há uma porta simples que dá acesso à sacristia. Esta ainda possui pinturas geométricas em tons de cinza no tecto e na entrada, uma pequena pia em pedra em forma de concha, além da marcação da existência de outra pia por baixo da janela; encontra-se ainda aquilo que seria a entrada para um púlpito que já não existe; a cobertura é em abóbada assente num friso; janela com abertura em capialço. O pavimento de toda a Ermida é em cimento. No lado do Evangelho encontramos uma porta de acesso a um salão que por sua vez permite o acesso a outro salão e à cozinha que por sua vez permite o acesso às instalações sanitárias. A cozinha tem o pavimento mais elevado que a restante Ermida. O pavimento deste anexo é em mosaicos cerâmicos.

Acessos

Rua da Anchieta / Rua de Melides

Protecção

Categoria: MIM - Monumento de Interesse Municipal, Edital n.º 1057/2015, DR, 2.ª série, n.º 231 de 25 novembro 2015

Enquadramento

Urbano em planície, adossado à Central Eléctrica a poente e a algumas casas residenciais de dois pisos a sul, implantado em terreiro de terra batida.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: ermida

Utilização Actual

Armazenamento e logística: armazém

Propriedade

Publica: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc.16 - construção da Ermida; Séc.16 - construção da torre circular com frestas e cobertura em coruchéu; séc.17, 1º quartel - revestimento das paredes interiores com azulejos polícromos (PROENÇA, RAUL); Séc. 18, 2ª metade - reconstrução parcial da ermida devido ao sismo de 1755; séc. 20, 2ª metade - o salão anexo à ermida funcionava como sopa dos pobres; séc. 21, inicio - pintura exterior da ermida; a ermida funciona como armazém da Câmara Municipal de Grândola e o anexo a sul como gabinete da Arqueóloga Marisol Ferreira; 2015, 17 agosto - publicação do anúncio do processo de abertura de classificação do edifício em Edital n.º 735/2015, DR, 2.ª série, n.º 159: 2016, 17 outubro - publicado no DR, 2.ª série, n.º 199 o Anúncio de procedimento n.º 6526/2016 relativo a anúncio de concurso público para a reconversão da Igreja em núcleo museológico e reservas; 2016, 02 dezembro, publicado no DR, 2.ª série, n.º 231, o Aviso de prorrogação de prazo n.º 1252/2016 .

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Alvenaria, adobe, cantarias de pedra calcária, vidro, cobertura em losalite, pavimentos de cimento e tijoleira, asnaria em madeira

Bibliografia

Biblioteca Municipal de Grândola - Arquivo Histórico da Biblioteca; CORREIA, Susana - Grândola Paisagem e Património. Grândola, Julho 1986; PROENÇA, Raul - Guia de Portugal. Lisboa, 1927.

Documentação Gráfica

DGPC: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

CMG

Intervenção Realizada

CMG: Séc.21, inicio - obras de adaptação ao novo uso como armazém e Serviços Administrativos da CMG (Gabinete de arqueologia)

Observações

Autor e Data

Carla Silva e Cátia Gomes 2005

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login