Igreja Paroquial de Roge / Igreja do Divino Salvador

IPA.00000233
Portugal, Aveiro, Vale de Cambra, Roge
 
Igreja paroquial barroca com vestígios maneiristas no coro-baixo e capela-mor. A frontaria concorda com a linguagem do Cruzeiro implantado no adro da igreja, com indumentária barroca das colunas torsas às figuras de convite. Retábulos e pintura ingénua da abóbada setecentistas. O tecto pintado, ingénuo e de matriz popular, reunindo elementos vegetalistas e temática dos Passos da Paixão de Cristo, tem interessante valor pitoresco. A sua identidade com o Cruzeiro, através da linguagem decorativa, singulariza o conjunto.
Número IPA Antigo: PT010119070004
 
Registo visualizado 507 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta retangular composta de nave única, capela-mor exígua semi-circular, torre sineira adossada à direita e sacristia à esquerda. Volumes articulados e coberturas em telhados de duas águas (igreja e sacristia). A fachada inscreve um portal adintelado com duas colunas salomónicas assentes em altos pedestais, decoração nas impostas e friso e empena e remate superior em pináculos torsos. Sobre a empena rasga-se um janelão rectangular com decoração figurativa cravada na cantaria. O primeiro registo é marcado nos cunhais por pilastras toscanas colossais correspondendo a novos pináculos torsos ladeando o coroamento contracurvado com aletas laterais estilizadas, emblemática heráldica central e remate superior com figuras de convite, cornucópias e cruz de hastes em flor-de-lis assente em esfera sobre plinto. Lateralmente ergue-se a torre com sistema decorativo similar, com gárgulas zoomórficas e pequeno templete no topo. No INTERIOR coro-alto em arco abatido, duas capelas no coro-baixo, arquivoltadas, duas capelas laterais, púlpito pétreo à Epístola, dois retábulos laterais adossados ao arco cruzeiro com coroamento superior com edícula albergando o padroeiro, e capela-mor em sistema de meia-laranja com retábulo central. Ordem arquitectónica desregrada com capitéis e entablamento muito pronunciados, este sustentando a falsa abóbada de berço com caixotões pintados com cenas da Paixão de Cristo e gramática decorativa, preenchendo todo o espaço da nave. Iluminação central e lateral por janelões chanfrados.

Acessos

Lugar de Moreira

Protecção

Incluído na Zona de Proteção do Cruzeiro de Roge (v. PT010119070002)

Enquadramento

Urbano. Isolada e integrada em adro circundante, tendo à entrada o Cruzeiro de Roge em local de destaque. No adro da igreja situa-se uma sepultura trapezoidal e antropomórfica, medieval.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Porto)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1507 - enigmática data esculpida em placa de pedra cravada na capela-mor, com linguagem árabe; séc. 17, início - data de duas esculturas pertencentes ao espólio da igreja, da escola de Coimbra, - uma Virgem com o Menino e um Santo António -, que poderão corroborar a edificação do templo primitivo; séc. 17 - a capela-mor semi-circular e a linguagem arquitectónica da capela do coro-baixo apontam para uma obra anterior às datações existentes, fixando a sua edificação na 1ª metade de Seiscentos; 1755 - Data inscrita no intradorso do arco cruzeiro: "O Prº Abreu 1755"; 1892 - data gravada no arco abatido do coro-alto; 1945, 13 Dezembro - temporal ciclónico derruba o cruzeiro, permanecendo nesta situação durante alguns anos.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Alvenaria, cantaria de granito, coberturas exteriores de telha e interiores de madeira.

Bibliografia

GONÇALVES, Nogueira, Inventário Artístico de Portugal. Distrito de Aveiro, XI, Lisboa, 1991, pp. 170 - 171; MARQUES, Maria Clara, Monografia de Vale de Cambra, Vale de Cambra, 1993, pp. 193 - 195.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

DGEMN: 1965 - limpeza e regularização do adro, incluindo plantação de sebes, árvores e arbustos, construção de dreno para escoamento de águas.

Observações

Autor e Data

Carlos Ruão 1996

Actualização

Cecília Matias 2001
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login