Hospício da Ordem Terceira de São Francisco / Lar de Santa Clara

IPA.00023094
Portugal, Lisboa, Lisboa, Alvalade
 
Arquitectura assistencial.
Número IPA Antigo: PT031106091083
 
Registo visualizado 590 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Saúde  Hospital  Hospital de Confraria / Irmandade  Ordem de São Francisco - Franciscanos Terceiros

Descrição

Planta rectangular, corpo central preenchido pela capela e dois corpos laterais, sendo o da esquerda de dimensões mais reduzidas. Ambos apresentam três pisos (o último, sobre a cimalha da ermida), de cinco janelas o corpo da direita, e e de uma janela o da esquerda. As janelas do segundo piso são de sacada; as do primeiro piso de verga recta com gradeamento. A ermida, de corpo saliente ao restante conjunto, apresenta alçado de boas proporções. o portal, no registo inferior, é realçado por moldura rectangular, enriquecida por dois ornatos em forma de fogaréus assentes sobre cornija saliente; no registo superior, rasgam-se três janelas, sendo a central assente sobre o portal, de remate curvo e as laterais, ligeiramente descaidas e de remate em ângulo. todas se apresentam em cantaria bem lavrada. A parte superior da fachada é rematada por frontão triangular, com baixo-relevo, em estuque representando cabeças de anjo em adoração. O frontão é rematado, ao centro por plinto com cruz de ferro e lateralmente, por dois pares de fogaréus. do lado N. apresenta sineira de pequenas dimensões, estando ocultada por um dos fogaréus do remate. O INTERIOR da ermida apresenta planta quadrangular (visto ter sido amputado parte do espaço ocupado pela antiga capela-mor), possui coro-alto.

Acessos

Rua Ocidental do Campo Grande, n.º 356 - 358. WGS84 (graus decimais) lat.: 38,757534, long.: -9,152597

Protecção

Enquadramento

Urbano. Com fachada principal voltada, a O., ao jardim do Campo Grande. A N., o edifício da Universidade Lusófona. A S., o palacete Beltrão.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Saúde: hospital de confraria / irmandade

Utilização Actual

Assistencial: lar

Propriedade

Privada

Afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 18, inícios - existência de uma quinta de Padres da Divina Providência com uma ermida dedicada a São Caetano; 1755 - o terramoto danifica todo o conjunto; séc. 19 - é referenciado o imóvel como ermida e Hospital dos Irmãos da Ordem Tereceira de São Francisco; 2011, 29 Outubro - anúncio de abertura do concurso público para requalificação da quinta.

Dados Técnicos

Materiais

Alvenaria mista, cantaria, ferro forjado, vidro, madeira

Bibliografia

ATAÍDE, M. Maia, (dir. de), Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa, Lisboa - Tomo V, Junta Distrital de Lisboa, Lisboa, 2000, pág. 174 - 175.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO Na fachada tem uma lápide que indica estar instalada a "Sede, templo e Lar da Ordem Franciscana Secular Fraternidade do Campo Grande".

Autor e Data

João Machado 2005

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login