Câmara Municipal da Batalha / Edifício Mouzinho de Albuquerque / Galeria de Exposições Municipal

IPA.00022973
Portugal, Leiria, Batalha, Batalha
 
Casa da câmara quinhentista, residencial, oitocentista. Edifiício de planta rectangular de 3 pisos de coberturas homogéneas em telhados de 2 águas e água-furtada. Remate em platibanda. Paredes rebocadas e pintadas de branco. Fenestrações regulares em arco apontado que se repete nas fachadas principal e lateral direita, apresentando a posterior molduras rectangulares e em arco abatido.
Número IPA Antigo: PT021004010030
 
Registo visualizado 94 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Político e administrativo regional e local  Câmara municipal  Casa da câmara  

Descrição

Planta rectangular regular, de acentuada verticalidade, de 3 pisos com remate em cornija encimada por platibanda de balaústres; coberturas homogéneas em telhados de 2 águas, rasgada no lado O. por água-furtada. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, demarcadas por cunhais em cantaria, de 3 pisos divididos por friso, também em cantaria, com embasamento demarcado a cinzento, fenestrações em arco quebrado a N. e O. e rectangulares e em arco abatido na posterior. Fachada principal aberta por 2 portas no 1º piso, janelas de sacada com balcão corrido no 2º piso e duas janelas de sacada à face, no 3º; remate em platibanda de balaústres, tendo ao centro o escudo nacional enquadrado pelas letras C. M.. Fachada lateral direita, a O. com 3 portas no primeiro piso e 3 janelas de sacada à face, em cada um dos outros pisos. Na cobertura abre-se uma água-furtada com janela de igual moldura das restantes. Fachada posterior com uma porta de moldura rectangular e duas janelas de igual moldura no primeiro piso; segundo piso de 3 janelas de sacada de moldura em arco abatido, com varandim e 3º piso com 3 janelas de sacada com moldura igual, de guarda à face. Fachada lateral esquerda adossada. INTERIOR: de espaços amplos, a ligação entre os diferentes pisos é feita por lances de escadas às quais se acede pela fachada posterior.

Acessos

Pç. Mouzinho de Albuquerque; Trav. Dr. José Taibner; R. António Maria dos Santos.

Protecção

Incluída na Zona Especial de Protecção do Mosteiro da Batalha (v. PT021004010001)

Enquadramento

Urbano. Ergue-se em pleno centro histórico, encontrando-se adossado do lado esquerdo a edifícios de idêntica tipologia, tendo a fachada principal voltada para largo pavimentado em calçada à portuguesa, com quadrados a preto e branco, formando jogo geométrico, em cota superior ao recinto do Mosteiro da Batalha, ligados por dois degraus; fachada posterior voltada para o Edifício do séc. XVIII (v. PT021004010009) e o Edifício no largo Goa, Damão e Diu, nº5 a 5F (v. PT021004010026), com pavimento em paralelepípedos. Nas imediações localizam-se ainda os edifícios da Igreja Matriz (v. PT021004010002), a Igreja da Misericórdia (v. PT021004010006) e o Pelourinho (v. PT021004010003).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Política e administrativa: câmara municipal

Utilização Actual

Cultural e recreativa: galeria de exposições

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 16 - a tradição diz-nos que o edifício da Câmara funcionou neste local desde a sua implantação neste século, ficando-lhe fronteiro o Pelourinho que actualmente se encontra na Pç. --; 1786 - 1840 / 1843 - funcionou no edifício a repartição de Obras Públicas, sob a direcção de Luís da Silva Mouzinho de Albuquerque, funcionamdo també, como sua residência; depois desta data o edifício terá sido ocupado por uma escola de ensino particular, e a "aula de gramatica Latina, ensinada pelos padres que ali estavam"; 1871 - enviada petição ao rei pedindo autorização para ocupar o este espaço anteriormente ocupado pelas Obras Públicas, onde ficariam instalados os serviços da Administração do Concelho e Repartição da Fazenda; 1880 / 1890 - período de reedificação do edifício onde passou a funcionar a administração do concelho, a repartição da fazenda, a comissão de recenseamento eleitoral e militar, o tribunal judicial e a aferição de pesos e medidas; 1921 - encontrou-se instalado no edifício o Posto de Turismo; séc. 20, finais dos anos 20 até 1945 - funcionou no 2º piso a escola primária da Batalha; 1934 - concedida à Câmara Municipal da Batalha uma comparticipação pelo Fundo do Desemprego, no valor de 5.000$00, para a reparação exterior do edifício; 1937 - concessão de uma comparticipação de 15.000$00 pelo Fundo do Desemprego para a reparação do edifício dos Paços do Concelho; 1975 / 1976 - funcionaram aqui os seguintes serviços : Junta de Freguesia; Tesouraria da Câmara Municipal da Batalha; Depósito de Livros da GulbenKian; séc. 20, anos 80 - funcionavam no 1º andar diversos serviços da Câmara Municipal; 2000 / 2002 - encontrava-se no edifício a Biblioteca GulbenKian;

Dados Técnicos

Estrutura autoportante

Materiais

Alvenaria de tijolo (paredes interiores); alvenaria de pedra (paredes exteriores); madeira (caixilharias, portas); mosaico cerâmico (pavimento); telha cerâmica tipo lusa (telhado)

Bibliografia

Documentação Gráfica

CMB

Documentação Fotográfica

CMB; IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

CMB

Intervenção Realizada

CMB / DGEMN: 1934 - Obras gerais de reparação exterior do edifício: reparação da cobertura; reparação das fachadas; CMB: 1938 - Reparações diversas no interior do edifício: trabalhos de estuque e pinturas; substituição dos pavimentos; abertura de algumas portas interiores para a ligação das áreas de trabalho; colocação de novo mobiliário na sala do público; 1998 - obras de adaptação ao novo uso.

Observações

Autor e Data

Cecília Matias 2010

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login