Capela de Santa Bárbara

IPA.00002278
Portugal, Bragança, Torre de Moncorvo, União das freguesias de Felgar e Souto da Velha
 
Arquitectura religiosa, barroca. Capela barroca de planta rectangular com frontispício terminado em empena truncada por sineira e interior com abóbada de berço e caixotões pintados com cenas alusivas ao orago, com semelhanças com a Capela de Santo Cristo. Abóbada de berço com caixotões pintados directamente sobre o granito.
Número IPA Antigo: PT010409070029
 
Registo visualizado 288 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Capela de planta rectangular, assente sobre um soco de alvenaria mais saliente, com embasamento pintado a azul, enquadrada por pilastras de cunhal, prolongadas acima do telhado de duas águas por plintos de face lisa sustentando pináculos de remate esférico. Fachada de empena cortada e cornija contínua, encimada por campanário de uma ventana, com sino, formado por duas pilastras, arco de volta perfeita e contorno superior recortado com volutas enroladas, suportando cruz com hastes de remate em flor. Portal de verga recta com pilastras laterais, encimado por frontão entrecortado com enrolamentos, tendo um medalhão com uma coroa a envolver uma cruz central de braços iguais com inscrição. Sobre o medalhão um nicho sem imagem, coroado por concha integrada já no lanço horizontal da cornija. Pavimento interior de granito com um degrau moldurado a toda a largura. Cobertura em abóbada de berço com nervuras e rosetões, formando 12 caixotões pintados com passagens da vida de Santa Bárbara. A abóbada assenta em frisos laterais moldurados com cornija saliente e mísulas marcando os apoios das nervuras. Altar com retábulo de talha dourada e verde, com nicho central de arco de volta perfeita com imagem escultórica do orago, encimado por sanefa com motivos florais dourados sobre fundo verde.

Acessos

EN 220, desvio para Felgar, situando-se a capela entre a Rua de Santa Bárbara e o Largo do Olmo

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 67/97, DR, 1.ª série, n.º 301 de 31 dezembro 1997

Enquadramento

Urbano. Isolada num recinto elevado entre uma bifurcação de arruamentos, na povoação de Felgar. O acesso ao recinto trapezoidal, elevado em mais de 2 m. das ruas envolvente, è feito de um lado por uma escadaria saliente de dois lanços de 11 e 9 degraus e do outro lado por uma escadaria inclusa de 13 degraus. Existem habitações tradicionais de dois pisos na zona envolvente.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Bragança - Miranda)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18 - Época provável de construção; 1980, Março - Despacho de classificação

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura de granito, soco de alvenaria com juntas rebocadas, paramentos de alvenaria revestida com cimento, retábulo de madeira, portão e porta de ferro, cobertura de telha de meia-cana.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

Comissão Fabriqueira: 1989 - Pintura, arranjo dos muros e degraus.

Observações

A capela de Santa Bárbara, padroeira dos mineiros, encontra-se erguida sobre um escorial, colina artificial constituída por restos de escórias de fundição.

Autor e Data

Ernesto Jana 1994 / Paulo Amaral e Ricardo Teixeira 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login