Casa Mortuária da Santa Casa da Misericórdia da Batalha

IPA.00022692
Portugal, Leiria, Batalha, Batalha
 
Arquitectura residencial, revivalista. Casa de habitação de planta rectangular e um piso, com caixa de ar inferior, assinalada exteriormente com péquenos óculos ovais. Fachadas rebocadas rasgadas por vãos de arco canopial, possuindo porta na fachada principal e lateral.
Número IPA Antigo: PT021004010028
 
Registo visualizado 69 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Casa corrente  

Descrição

Planta rectangular tendo adossado à fachada lateral esquerda alpendre. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de quatro águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco com embasamento, cunhais apilastrados e cornijas pintados a bege. Fachada principal na face mais estreita do rectângulo, rasgada por portal de arco canopial assente em falsas pilastras. Fachada lateral esquerda de dois pisos, rasgados por cinco vãos sobrepostos, no primeiro, parcialmente revestido a cantaria, com quatro janelas rectilíneas ladeando portal de verga recta, todos moldurados, e no segundo por janelas de peitoril, de arco canopial assentes em falsas pilastras, com caixilharia de madeira e possuindo bandeira com grelhas do mesmo material; o alpendre, cobrindo apenas três vãos, assenta em três colunas toscanas, com estrutura de madeira integrando modilhões também de madeira. Fachada lateral direita de apenas um piso, rasgada por quatro janelas de arco canopial e fachada posterior cega. INTERIOR: O segundo piso possui vestíbulo e ampla sala, onde se realizam as reuniões da Misericórdia, com pavimento cerâmico, paredes rebocadas e pintadas de branco e tecto de madeira envernizada formando gamela. Na parede testeira surge painel com a reprodução da Bandeira Real e das armas da Misericórdia.

Acessos

R. da Misericórdia

Protecção

Incluído na Zona Especial de Protecção do Mosteiro da Batalha (v. PT021004010001)

Enquadramento

Urbano, isolado. Ergue-se no centro histórico, num largo que parcialmente o envolve, bem como a Igreja Matriz (v. PT021004010002) e a Igreja da Misericórdia (v. PT021004100006), adaptado ao desnível do terreno, sendo vedado por muro, encimado por gradeamento e intercalado por pilares terminados em pináculos, acedido por portão de ferro junto à casa e à Igreja da Misericórdia; apresenta pavimento em calçada à portuguesa e, junto à fachada lateral esquerda, canteiro de flores e bancos de pedra. O portal da fachada principal é precedido por escadaria frontal vencendo o desnível, com gradeamento de ferro.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Funerária: casa mortuária / Política e administrativa: sede de organização religiosa

Propriedade

Privada: Misericórdia

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 19, finais / 20, princípio - Provável construção da casa apenas com um piso, possuindo caixa de ar inferior; 1988 - fotografias mostram a casa tendo as fachadas pintadas com rebouco encarapinhado e embasamento liso, em estado de abandono e com portal na fachada principal e lateral esquerda, ainda que um outro vão nesta fachada tenha sido adaptado a porta; 1993 / 1994 - data provável da reforma da casa, criando um piso inferior; obras de beneficiação.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Estrutura de alvenaria de pedra, rebocada e pintada; molduras dos vão, pilastras e outros elementos estruturais em cantaria calcária; vidros simples; portas, caixilharia e portadas das janelas em madeira; pavimentos cerâmicos e tectos de madeira envernizada; coberturas exteriores de telha.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

DGEMN: 1997 - calcetamento do adro e reparação do gradeamento.

Observações

Autor e Data

Paula Noé 2005

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login