Ponte de Algoso e Calçada Medieval

IPA.00002269
Portugal, Bragança, Vimioso, União das freguesias de Algoso, Campo de Víboras e Uva
 
Ponte setecentista, construída sobre uma primitiva, medieval, arruinada na sequência de uma intempérie, de arco e tabuleiro horizontal com rampa do lado direito sobre três arcos redondos iguais. As guardas são muito altas (1,20 m) o que, conjugado com a pequena largura da ponte (2,00 m mais 0,40 m para a espessura de cada guarda), dá origem a um estreito corredor. Conserva vestígios de construção anterior junto da base do arco do lado esquerdo.
Número IPA Antigo: PT010411010012
 
Registo visualizado 197 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Transportes  Ponte / Viaduto  Ponte pedonal / rodoviária  Tipo arco

Descrição

Ponte de tabuleiro horizontal com rampa em curva do lado da margem direita, assente sobre três arcos redondos iguais. Pegões contrafortados com talhamar triangular e talhante semicircular. O aparelho é de alvenaria de xisto mas as aduelas bem com os vértices dos talhamares são em silhares de granito. As aduelas são largas e curtas e o extradorso irregular. Pavimento em terra ostentando vestígios de calçada nalguns pontos. As guardas são altas e em alvenaria de xisto. Os arcos mostram buracos para apoio dos agulheiros.

Acessos

Algoso, EN 219 (Mogadouro - Vimioso), aldeia de Algoso, caminho de terra que se dirige para SE.

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural. Isolado. Sobre o rio Angueira que apresenta margens altas com fragas e campos em socalcos plantados com oliveiras. As encostas apresentam pendor muito acentuado configurando um vale muito encaixado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: ponte

Utilização Actual

Transportes: ponte

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Época medieval - construção da ponte; 1707 - a ponte foi destruída por uma cheia; 1727 - 1738 - reconstrução da ponte; 2007, 16 abril - despacho de abertura do processo de classificação relativo à ponte e calçada medieval da Vice-Presidente do IPPAR; 2009, 23 outubro - caduca o processo de classificação conforme o Artigo n.º 78 do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, n.º 206, alterado pelo Decreto-Lei n.º 265/2012, DR, 1.ª série, n.º 251 de 28 dezembro 2012, que faz caducar os procedimentos que não se encontrem em fase de consulta pública.

Dados Técnicos

Estrutura mista.

Materiais

Xisto, alvenaria; granito, silhares.

Bibliografia

MOURINHO JÚNIOR, A. R., Memórias do tempo dos Távoras no Nordeste transmontano, Brigantia, Bragança, 1985, 5 (2 - 4), p. 672 - 674; LEMOS, F. de S., Povoamento Romano de Trás-os-Montes Oriental, Braga, 1993, vol. IIa, p. 400.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Servia o antigo caminho que ligava as vilas fortificadas medievais de Penas Róias e Algoso passando por São Martinho do Peso e Valcerto e do qual se conservam longos troços de calçada.

Autor e Data

Paulo Amaral e Paulo Dordio 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login