Solar dos Abreus, Limas de Morais

IPA.00022034
Portugal, Coimbra, Montemor-o-Velho, Tentúgal
 
Arquitectura civil, residencial, setecentista. Planta rectangular, desenvolvida em dois pisos e de volumetria horizontal, fachada de 3 panos definidos pela empena situada ao centro, de composição simétrica, ritmada pela abertura regular de vãos. No pano central o portal e a janela superior são de perfil barroco.
Número IPA Antigo: PT020610110046
 
Registo visualizado 97 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta retangular

Descrição

Planta rectangular simples, massa disposta horizontalmente, cobertura em telhado de duas águas. Construção em dois pisos com vãos rasgados em eixo, rectilíneos de modinatura simples, excepto os dois centrais correspondentes ao portal e ao que lhe está a eixo no piso superior. Fachada principal, rebocada e pintada de branco, com embasamento saliente pintado de cinzento, remate em cornija com beiral, empena angular ao centro, abrangendo o pano central define os 3 panos existentes. Pano central no piso inferior, portal em arco abatido recortado, de cantaria, no piso superior janela de sacada de verga curva, sobrepujada por brasão do séc. 18, com as armas dos Abreus, Limas e Morais, com varanda curva recortada suportada por uma mísula, com guarda de gradeamento em ferro; Nos panos laterais surgem os cunhais apilastrados em pedra, finalizados por pináculos piramidais, no piso inferior do pano da esquerda abrem-se duas portas entre duas janelas, no da direita um portão e três portas, no piso superior, os dois panos têm um total de 8 janelas de sacada, com varandas suportadas mísulas e guardas idênticas às da central. INTERIOR, foi todo demolido e transformado em novas habitações*1.

Acessos

Antiga Rua da Misericórdia, actual Rua Dr. Armando Gonçalves

Protecção

Incluído na Zona de Protecção da Igreja da Misericórdia (V. PT0610110007)

Enquadramento

Urbano, com frente para a rua principal da vila, flanqueado por construções habitacionais.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 17, meados - O solar pertencia a um ramo da família Travassos; 1750 - passou para os Abreus Limas de Morais, por casamento, entre António José de Abreu e Lima, moço-fidalgo da Casa Real, senhor do morgado de Anquião em Vila Nova da Barca e D. Francisca Xavier de Lara e Sousa, senhora do morgadio dos Travassos de Tentúgal, filha de Francisco de Morais de Brito da Serra e de D. Leonor Angélica de Lara e Sousa; Séc. 18 - reconstrução do solar por Francisco Joaquim de Abreu Lima de Morais, moço-fidalgo da Casa Real; 1863 - depois da extinção dos vínculos, a casa foi vendida a Onofre Pereira de São Payo, notário em Tentúgal, e descendente de um ramo desta família. Foi, posteriormente, vendida a Nuno Estevam que instalou na retaguarda uma serração de madeira, acrescentou as varandas e alargou o portal da entrada para entrarem as camionetas; 1990 - desaparecimento da serração; reconstrução do interior do edifício.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura de alvenaria de pedra, cobertura exterior de telha, pavimentos interiores de tijoleira e parquet.

Bibliografia

CONCEIÇÃO, A. Santos, Terras de Montemor-o-Velho, Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, 1992 (re-ed.); GOIS, A. Correia, Concelho de Montemor-o-Velho, A terra e a Gente, Montemor-o-Velho, 1995; GOIS, A. Correia, A Vila de Tentugal Memórias Históricas, Coimbra, 2001.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 Dada a completa adulteração dos interiores, não foi feito registo fotográfico.

Autor e Data

Sandra Lopes 2003 / Margarida Silva 2004

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login