Igreja Paroquial da Póvoa de Santo Adrião / Igreja de Santo Adrião

IPA.00002199
Portugal, Lisboa, Odivelas, União das freguesias de Póvoa de Santo Adrião e Olival Basto
 
Arquitectura religiosa, manuelina e maneirista. Igreja paroquial de planta longitudinal de nave única de nítido contraste entre a sobriedade e simplificação das linhas exteriores e a riqueza decorativa interior. Portal manuelino em arco conopial decorado com rosetas quadrifoliadas e circulares. O revestimento azulejar, com 2 composições enxaquetadas em 3 andares, separados por frisos, é bastante semelhante ao das Matrizes de Bucelas e Camarate. Da primitiva construção conserva apenas alguns elementos manuelinos, como o portal axial com decoração floral e uma pia de água benta. Interiormente, decoração predominante maneirista, destacando-se os azulejos enxaquetados verdes e brancos e de tapete e as composições ornamentais pintados directamente nos caixotões. A estrutura da capela-mor é já barroca, sendo mais dinamizada a sua decoração, com retábulo pintado em "trompe l'oeil".
Número IPA Antigo: PT031116060008
 
Registo visualizado 1178 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal, composta por corpo da igreja e capela-mor rectangulares, com torre sineira quadrangular adossada à esquerda do frontespício, no seu alinhamento, e capela lateral à direita. Massa horizontalista de volumes articulados com coberturas diferenciadas de telhados a 2 águas. Frontespício a SO, terminando em empena e com relógio de sol sobre cunhal direito. Ao centro portal de arco conopial com flores encimado por janela alta de moldura rectangular. Torre sineira com ventanas em arco pleno e cobertura piramidal entre 4 urnas. INTERIOR: nave única revestida a azulejos enxaquetados, verdes e brancos, marcando 3 registos, e com tecto de masseira, de caixotões pintados com símbolos religiosos em cartelas, enrolamentos vegetais e "putti". A O coro-alto sobre 2 colunas de mármore vermelho; capela baptismal, púlpito com grade de ferro batido e capela de Santo António no lado do Evangelho, revestida com azulejos do tipo tapete, polícromos, e com retábulo de talha e 4 tábuas pintadas com a "Anunciação", "Ascensão", "Santo Amaro" e outro. No lado Epístola, capela das Dores com tábua pintada figurando o "Calvário" e grande crucifixo sobreposto. Capela-mor com abóbada de berço com caixotões e outros trabalhos de estuque. Retábulo pintado, em "trompe l'oeil" de frontão interrompido e tela representando "A Última Ceia"; lateralmente, telas com os 4 Doutores da Igreja.

Acessos

Largo da Igreja. WGS84 (graus decimais) lat.: 38,800379; long.: -9,159763

Protecção

Categoria: MN - Monumento Nacional, Decreto n.º 8 252, DG n.º 138 de 10 julho 1922 (pórtico), Decreto n.º 251/70, DG, 1.ª série, n.º 129 de 03 junho 1970 (igreja)

Enquadramento

Urbano. Isolada, mas na proximidade de casas de habitação e comerciais de 2 e 3 registos, rente a estrada a SE e a arruamentos a NO, tendo fronteiro pequeno jardim. Inserida no núcleo histórico da Póvoa de Santo Adrião.

Descrição Complementar

Portal em arco conopial rematado por florão de 2 andares de cogulhos de acanto. A arquivolta única é delimitada externamente por finos colunelos apoiados em bases facetadas com pequeno florão inferior, e providos de capitéis decorados com entrançado de caules podados. Pés-direitos e arco são decorados com série contínua de rosetas e flores de formas diferentes, quadrifoliadas e circulares (rosas). No interior, pia de água benta oitavada em estrela côncava, apoiada em mísula vegetalista em forma de flor cujas pétalas se estendem e adomam à forma da taça. Sobre peanha, imagem de pedra quinhentista do orago, Santo Adrião. A tela do retábulo da capela-mor figurando a Última Ceia é de Pedro Alexandrino como, possivelmente devem ser as restantes telas que decoram as suas paredes.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Afecta ao culto, à Comissão Fabriqueira, entregue em 04 Maio 1932

Época Construção

Séc. 16 / 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 - a povoação, até à data pertencente à paróquia de Loures, com designação de Póvoa de Loures, tornou-se autónoma, justificando a construção de uma igreja paroquial; 1546 - data inscrita num fragmento de tampa sepulcral no chão do baptistério baptistério; 1560 - data inscrita na porta lateral; séc. 17 - revestimento azulejar da nave e capela de Santo António, tendo esta sido mandada erguer por Francisco da Silva de Noronha, da família dos duques de Caminha e marqueses de Vila Real; o púlpito foi mandado fazer pelo padre Ruiz; 1742 - data inscrita no relógio de sol; séc. 18, finais - reconstrução da capela-mor; 1802 - o pintor Pedro Alexandrino, que viveu na Póvoa de Santo Adrião entre 1730 e 1810, faz algumas das pinturas; 1911 - existência de um cruzeiro que enquadrava o largo da Igreja; 1967 - as cheias de Novembro, provocam danos graves; 1971, retificação da designação do diploma de classificação da Igreja, de greja de Santo Adrião para Igreja da Póvoa de Santo Adrião, Decreto n.º 516/71, DG, 1.ª série, n.º 274.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Alvenaria rebocada e cantaria de calcário, azulejos e mármores. Pavimento de madeira e lajes e cobertura de telha.

Bibliografia

AZEVEDO, Carlos de, FERRÃO, Julieta, GUSMÃO, Adriano de, Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa, Lisboa, 1963; Igreja Monumento Nacional Espera há anos por Restauro, Correio da Manhã, Lisboa, 1 Out 1988; MECO, José, Azulejaria Portuguesa, Lisboa, 1989; Monumentos, n.º 16, Lisboa, DGEMN, 2002; VAZ, Maria Máxima, Património Histórico - Artístico, Loures - Tradição e Mudança - I Centenário da Formação do Concelho 1886 - 1986, vol. 1, Loures, 1986, pp. 87 - 136.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

1956 - Obras de reparação exterior (reparação da cobertura e caiações) pela Irmandade do Santíssimo Sacramento, sem conhecimento da DGEMN; 1957 - Obras no interior; restauro das pinturas no altar-mor, pequenos retoques nas pinturas fingindo azulejos de algumas partes da nave e pequena reparação na cobertura; obras de ligeira ampliação do anexo; 1968 - obras de reparação; 1975 - reparações diversas; trabalhos de decoração; reparação de telhados; 1990 - obras de conservação; remodelação da instalação eléctrica; 1991 - reparações gerais; 1992 - conclusão da reparação das coberturas; 1993 - execução de novos azulejos enxaquetados e seu assentamento para completamento de paineis em falta; reparações interiores; 1994 - beneficiação de pinturas decorativas dos estuques da capela-mor; 1997 - reparação da cobertura e beirado da capela-mor; 2001 - reparação de rebocos exteriores e beneficiação das caixilharias e grades dos vãos; execução de novo janelão para a fachada principal; revisão das coberturas da nave; as obras foram financiadas pela CMOdivelas.

Observações

Autor e Data

Paula Noé 1991 / Lina Marques 2001

Actualização

Ana Rosa 2001
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login