Cadeia de Ourém / Galeria Municipal e Solar de Baco

IPA.00021829
Portugal, Santarém, Ourém, Nossa Senhora das Misericórdias
 
Arquitectura judicial, setecentista. Conjunto de dois edifícios implantados lado a lado, unidos por uma escadaria que lhes dá acesso ao interior. Plantas rectangulares. Fachadas rebicadas e pintadas de branco,; coberturas em telhados de 4, 2 e 1 águas. Interiores amplos, tendo uma sala por piso. Aberturas rectangulares.
Número IPA Antigo: PT031421110035
 
Registo visualizado 139 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Prisional  Cadeia    

Descrição

Edificio 1 - à direita: Galeria Municipal - Planta rectangular de 2 e 3 pisos; cobertura homogénea em telhados de 4 águas; fachadas rebocadas e pintadas de branco; remate em beiral duplo. Fachada principal de 3 pisos, aberta em todos os pisos por uma janela de moldura rectangular com gradeamento em ferro; fachada lateral direita e posterior cegas; fachada lateral esquerda com escadaria que lhe dá acesso ao interior através de porta de moldura rectangular; pequena janela a nível do 3º piso . INTERIOR: Cada piso é ocupado por uma sala com ligação entre si por escadas em alvenaria com o piso em pedra e guarda-corpo e corrimão em madeira. Sala do 2º piso com paredes rebocadas e pintadas de branco; sala do 1º piso com 2/3 com aparelho de pedra à vista; todos os pavimentos em tijoleira cerâmica vermelha. Edifício 2 - à esquerda: Solar de Baco: Planta rectangular composta por dois corpos ligados na fachada posterior; fachadas rebocadas e pintadas de branco com remate em empena triangular na fachada posterior e em beiral nas restantes. Fachada principal aberta por uma porta no 1º piso, 2 janelas no 2º e 1 janela no 3º; todos os vão são em moldura rectangular tendo as janelas gradeamento em ferro; fachada lateral direita aberta a nível do 2º piso por porta de moldura igual às restantes; fachadas lateral esquerda e tardoz cegas. INTERIOR: sem qualquer compartimentação e com pavimentos em terra.

Acessos

Calçada de Gonçalo Hermingues; Rua de São José; Rua D. Afonso, IV Conde de Ourém

Protecção

Incluído na Zona de Proteção da Antiga Vila de Ourém (v. PT031421110004)

Enquadramento

Urbano, isolado. Os dois edifícios implantados lado a lado, prependicularmente à encosta, são separados por uma ruela, ligando-os uma pequena escadaria de um lance, que dá acesso ao piso superior.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Prisional: cadeia

Utilização Actual

Cultural e recreativa: galeria de exposições

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: Telma Rodrigues (2005).

Cronologia

1755, antes de - os edifícios já existiam antes do terramoto, dado o registo relativo à sua reparação então ordenada pela Duquesa de Bragança; 1955 - informação dada pela Fundação da Casa de Bragança do desmoronamento de uma parede e pedido de autorização para a sua reconstrução; séc. 20, última década - adaptação de um dos edifícios (do lado direito) em Galeria Municipal; 2005 - estudo prévio elaborado pela CMO, DEP, para um projecto de alteração e revitalização do edifício (lado esquerdo), para aí instalar um ponto de promoção e divulgação do vinho típico do concelho - "Vinho Medieval de Ourém", conforme projecto coordenado pela arquitecta Telma Rodrigues.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria de pedra, madeira, pedra, ferro, telha.

Bibliografia

Documentação Gráfica

CMOurém

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

CMOurém

Intervenção Realizada

FCBragança: 1955 - reparação dos edifícios da antiga cadeia; CMOurém: 2004 - obras gerais de recuperação. (em curso)

Observações

Projecto da CMourém, Departamento de Ambiente, Ordenamento do Território e Obras - Div. Estudos e Projectos: Projecto de alteração e revitalização do edifício nº 2 - Solar de Baco - com o propósito de aí instalar um ponto de promoção e divulgação do vinho típico do concelho: - "Vinho Medieval de Ourém".

Autor e Data

Cecília Matias 2005

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login