Capela de Nossa Senhora da Conceição

IPA.00021826
Portugal, Santarém, Ourém, Nossa Senhora das Misericórdias
 
Arquitectura religiosa, oitocentista. Capela de planta rectangular com nave e capela-mor fachada principal em empena rasgada por portal de arco rebaixado. Retábulo-mor em cantaria de planta recta e um eixo definido por duas ordens de pilastras com remate em frontão circular ladeado por pináculos e cruz ao centro.
Número IPA Antigo: PT031421110032
 
Registo visualizado 107 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta rectangular composta por nave e capela-mor, com sacristia e sala de arrumos adossadas à fachada E.; de volumes articulados de massa simples, cortada pela verticalidade imposta pela fachada principal, com coberturas diferenciadas em telhados de 2 águas no templo e em aba corrida na sacristia e anexo. Fachadas laterais rebocadas e pintadas de branco, sendo a principal forrada de azulejos de padrão polícromos com remate em empena e cornija, e as laterais rematadas por beiral duplo. Fachada principal delimitada por cunhais pintados de branco sobre os quais se firmam pináculos bolbosos assentes em acrotérios, com cruz no vértice sobre plinto; rasgada por portal de arco abatido moldurado e rematado por friso e cornija, encimado por janelão de arco abatido também moldurado e com gradeamento em ferro, sobre o qual se fixa um sino. Fachada lateral esquerda é marcada pelos volumes da sacristia, rasgada por portal de verga recta com cornija saliente e encimado por fresta moldurada colocada na vertical, e pelo corpo do anexo com fresta moldurada com capialço. Fachada lateral direita aberta por fresta de verga recta moldurada com cantaria saliente. INTERIOR de uma nave rebocada e pintada de branco percorrida por azulejo de padrão monócromo, azul sobre fundo branco, formando silhar com cobertura em falsa abóbada de berço assente em cornija e pavimento em tijoleira; do lado do Evangelho púlpito quadrangular com bacia de cantaria assente em consola, com guarda em madeira plena pintada de branco, processando-se o acesso por porta de verga recta que integra a cornija de suporte da abóbada, e com moldura em cantaria saliente, através do anexo; do lado da Epístola, junto à entrada, uma pia de água benta em mármore rosa sobre mísula decorada e com taça gomada; capela-mor separada do corpo da nave por supedâneo de 3 degraus com paredes totalmente revestidas por azulejos polícromos, com pavimento e cobertura iguais aos da nave; ocupando toda a parede fundeira, retábulo-mor em cantaria de planta recta de um eixo definido por duas ordens de pilastras, com nicho central em arco pleno assente em impostas, no centro do qual se rasga um segundo nicho do mesmo perfil albergando a imagem da padroeira sobre plinto, encimado por frontão circular ladeado por pináculos e cruz ao centro, tendo no tímpano emblema Mariano circunscrito por circunferência; altar paralelepipédico tendo sobre a banqueta um sacrário de talha dourada. O acesso à sacristia é feito através de porta de verga e ombreiras boleadas e decorada com botões; pavimentos em grandes lajes de cantaria e tecto em estuaue; na parede, ao lado da porta de acesso ao exterior onde é visível a verga em madeira, fica o lavabo em cantaria com taça rectangular encimada por espaldar composto por pedra mais estreita com carranca ao centro com bica e rematado por cornija. A iluminação é conseguida através das febnestrações descritas, sendo todas em capialço.

Acessos

Calçada da Rainha D. Teresa; Portas de Santarém, Rua Padre Gens.wgs84: 39º38'27.79''N.; 8º35'33.89''O.

Protecção

Incluído na Zona de Proteção da Antiga Vila de Ourém (v. PT031421110004)

Enquadramento

Urbano, adossado na fachada posterior a casa particular e na parte interior do troço de muralha da cerca do Castelo de Ourém (v. PT031421110001), junto à Porta de Santarém, na confluência de duas ruas pavimentadas a paralelepípedos, uma com acesso ao Castelo e outra ao centro da vila, tendo-lhe fronteiro um Passos da Via Sacra (v. PT031421110031) e a Casa da Antiga Farmácia (v. PT031421110049). Implantada em terreno com acentuada pendente a O., sendo o declive vencido deste lado através de 2 degraus que dão acesso à porta principal.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Leiria - Fátima)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1642 - mandada construir pelo cónego António Henriques; séc. 17 - data dos azulejos que forram a fachada principal e o interior; séc. 19 - reconstrução da capela; séc. 20 - a capela foi utilizada por uma Associação que ocupava a casa à qual a capela está adossada, tendo sido criado um acesso directo através da abertura de uma porta na sacristia; séc. 21 - encerramento da porta e devolução da chave da capela ao Pároco.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante

Materiais

Alvenaria e cantaria na estrutura, cunhais, modinaturas, pináculos, cruzes, pia de água benta, lavabo e pavimento da sacristia e anexo; madeira nas portas, guarda do púlpito; vidro nas janelas; tijoleira no pavimento da nave e capela-mor; cobertura exterior com telha.

Bibliografia

COUSEIRO, ou Memórias do Bispado de Leiria, Braga, 1868; SEQUEIRA, Gustavo de Matos, Inventário Artístico de Portugal, Distrito de Santarém, Lisboa, 1949

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Cecília Matias 2005

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login