Cruzeiro do Curro

IPA.00002178
Portugal, Viana do Castelo, Ponte da Barca, União das freguesias de Ponte da Barca, Vila Nova de Muía e Paço Vedro de Magalhães
 
Cruzeiro de construção oitocentista, em granito, com plinto, coluna de fuste circular com caneluras e anel a meia altura encimada por esfera, e cruz latina simples de remate troncopiramidal, de tamanho desproporcionado em relação à altura do fuste. Possui inscrição com memória da reconstrução, tendo o "N" da inscrição da face poente gravado de forma invertida e corrigida.
Número IPA Antigo: PT011606160012
 
Registo visualizado 227 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Religioso  Cruzeiro  Cruzeiro de caminho  Tipo coluna e cruz

Descrição

Em soco de quatro degraus quadrangulares, repousa o pedestal constituído por pequeno plinto, base, dado desenvolvido em altura de secção quadrangular e rematado por cornija. Inscrição na face S. do dado: "FOI/ REEDEFI/ CADO.A CUS/ TA DOS BENI/FICIOS/ D[...]"; inscrição na face O.: "ANO 18/ 31"; inscrição na face N.: "ANO/ DE 1831" *1. O campo epigráfico é delimitado por sulco inciso. A coluna, com fuste de secção circular, apresenta caneluras, sensivelmente interrompidas a meia altura por moldura simples. Encima-a esfera igualmente ornamentada com caneluras. Esta é encimada por cruz latina com braços e haste de secção quadrangular e com remate troncopiramidal. A cruz apresenta canelura nos braços e haste sublinhando o contorno.

Acessos

Ponte da Barca, Largo do Curro. WGS84 (graus decimais) lat.: 41,808437; long.: -8,421661

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano e isolado no centro do largo empedrado, no interior de uma área vedada por gradeamento baixo e canteiros. O largo situa-se no extremo E. da vila, junto à ponte que atravessa o Rio Lima. A S. do largo desenvolve-se o casario e a N. delimita-o o rio. Uma orla de árvores de grande porte segue ao longo do curso do rio e envolve o largo.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: cruzeiro

Utilização Actual

Religiosa: cruzeiro

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1831 - época de construção do actual cruzeiro segundo data inscrita no pedestal, tratando-se provavelmente da reconstrução de um cruzeiro anterior, da Época Moderna; 1968, maio - despacho de homologação como Valor Concelhio; 1980, meados da década - colocação do cruzeiro com separador na actual implantação, aquando do arranjo do largo; 2003, 19 maio - solicita-se à Câmara Municipal da Barca a publicação do edital relativo à cessação de todas as servidões administrativas decorrentes do processo de classificação.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Granito, cimento.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

CMPonte da Barca: 1980, década - ordenação do espaço envolvente, arranjo do separador e colocação na actual implantação.

Observações

.

Autor e Data

Alexandra Cerveira 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login