Pelourinho de Miranda do Douro / Cruzeiro do Divino Espírito Santo

IPA.00021658
Portugal, Bragança, Miranda do Douro, Miranda do Douro
 
Arquitectura político-administrativa e judicial, quinhentista. Pelourinho sem remate, pelo que não pode ser alvo de classificação tipológica, com soco octogonal e base cúbica, com fuste oitavado, rematando em cruz latina, de feitura posterior.
Número IPA Antigo: PT010406080034
 
Registo visualizado 80 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Judicial  Pelourinho  Jurisdição régia  Sem remate

Descrição

Estrutura em cantaria de granito, composta por soco octogonal de quatro degraus, onde assenta fuste alto, monolítico, de secção quadrangular com chanfro, sobre base quadrangular, decorado nos ângulos com motivos semicirculares. A base ostenta, na face frontal, placa em mármore, com a inscrição em nove regras: "CENTENARIOS / FUNDAÇÃO / 1140 / RESTAURAÇÃO / 1640 / VIVA / PORTUGAL / VIVA CRISTO / REI 1940". O topo do fuste possui chanfros decorados com quatro esferas relevadas, estando sobrepujado por cruz latina de secção quadrangular com chanfro, decorada nas extremidades das hastes com cruzes páteas, relevadas.

Acessos

Largo do Divino Espírito Santo

Protecção

Incluído na Zona Especial de Protecção do Castelo de Miranda do Douro (v. PT010406080004)

Enquadramento

Urbano, isolado, na periferia de Miranda do Douro, integração harmónica no exterior do perímetro muralhado e junto de uma das suas saídas, em pequeno largo, pavimentado com calçada à portuguesa e ladeado por jardim relvado e pontuado por árvores, em face do arruamento que contorna a cidadela.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Judicial: pelourinho

Utilização Actual

Religiosa: cruzeiro

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 19 / 20 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 - construção do pelourinho, provavelmente na sequência da concessão de foral novo por D. Manuel, em 1510; alvará de D. Manuel determinado Miranda como couto para homiziados; 1526 - alvará de D. João III determinado Miranda como couto para homiziados que andassem em Castela por qualquer crime, à excepção do de morte, contando que fossem viver na cidade com suas mulheres e filhos; D. João III estendeu este privilégio dos homiziados até ao número de 60, justificando com as muitas invasões de inimigos que naquela terra haviam motivado falta de gente, razão pela qual para lá também enviou alguns criados seus e gente boa; 1706 - tem 250 vizinhos e tem assento em Cortes no banco 4.º; é cabeça de comarca e tem um corregedor, provedor e juiz de fora; a Câmara tem 3 vereadores, um escrivão, um procurador, 2 almotacéis, um juiz dos órfãos e um escrivão; tem meirinho e meirinho da correição, com 4 homens de vara e 2 escrivães; tem alfândega; 1711 / 1713 - segundo Ataíde Malafaia, foi provavelmente apeado e / ou destruído, durante a ocupação pelo exército castelhano; 1724 - última notícia conhecida relativa ao pelourinho, que então se encontrava caído no chão; 1758 - segundo o cónego Bento de Morais Freire nas Memórias Paroquiais, a freguesia tinha 300 vizinhos e 1000 vizinhos; a cidade tinha um provedor, corregedor e juiz de fora, tudo de nomeação real; tinha juiz dos órfãos, na época o proprietário Bernardo Sarmento de Ordás, nomeado pela Câmara e com aprovação real; tinha casa da Câmara na praça da cidade, com sua varanda e balcões, a cujo governo assistiam três vereadores, um procurador, dois almotacéis, um escrivão da câmara, todos da nobreza da cidade; na cidade havia quatro tabeliães do público e dois meirinhos, um de nomeação do alcaide-mor, chamado o meirinho da cidade, e outro meirinho nomeado pelo juiz de fora; um escrivão das achadas, um meirinho demcorreição com quatro homens de vara, dois escrivães de correição e dois de órfãos e quatro do eclesiástico; 1940, cerca - provável transformação do pelourinho em cruzeiro, com construção da cruz sobre o fuste, e colocação de uma lápide de mármore alusiva à comemoração dos Centenários.

Dados Técnicos

Sistema estrutural autónomo.

Materiais

Estrutura em cantaria de granito; placa em mármore.

Bibliografia

CAPELA, José Viriato, BORRALHEIRO, Rogério, MATOS, Henrique, As Freguesias do Distrito de Bragança nas Memórias Paroquiais de 1758. Memórias, História e Património, Braga, 2007; COSTA, António Carvalho da (Padre), Corografia Portugueza…, vol. I, Lisboa, Valentim da Costa Deslandes, 1706; MALAFIA, E.B. de Ataíde, Pelourinhos Portugueses - tentâmen de inventário geral, Lisboa, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1997.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Junta de Freguesia de Miranda do Douro: 1950, finais da década - trasladação do cruzeiro para local junto da Sé de Miranda do Douro; 2000 - retorno do cruzeiro para a primitiva localização.

Observações

Autor e Data

Miguel Rodrigues e Paulo Amaral 2001

Actualização

Paula Noé 2002
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login